Brasileiro de 18 anos não resiste ao jogo do britânico, perde por 3 a 0 e está fora de Roland Garros O britânico Jack Draper, número 5 do ranking mundial, confirmou o favoritismo e venceu, neste sábado, o brasileiro João Fonseca, que começou o torneio de Roland Garros em 65º da lista. O placar foi 3 a 0, parciais de 6/2, 6/4 e 6/2. Assim, o carioca se despede da competição na terceira rodada e já se prepara para a temporada dos torneios na grama.
João Fonseca em partida da terceira rodada de Roland Garros
Julian Finney/Getty Images
Draper, de 23 anos, vive a melhor fase da carreira. O britânico venceu, esse ano, o Masters de Indian Wells, e foi vice-campeão do Masters de Madrid. No fim do ano passado, foi semifinalista do US Open, último Grand Slam da temporada. Todos esses resultados o levaram para a quinta posição no ranking mundial.
João Fonseca x Draper pela terceira rodada de Roland Garros
Reuters
Neste sábado, o britânico teve uma atuação quase perfeita. Muito bem no saque, só foi ameaçado pelo brasileiro em um game. No serviço de João, Draper conseguiu, por muitas vezes, dominar os pontos para, com paciência, chegar ao winner. Na forma tática, conseguiu atacar o João e jogá-lo para traz da linha de fundo, posição que o brasileiro ainda se sente incomodado para jogar.
João Fonseca sobe no ranking dos tenistas profissionais
Esse foi o segundo Grand Slam da carreira de João. No Australian Open, em janeiro, foi eliminado na segunda rodada, após estrear com vitória contra Andrey Rublev, na época o nono colocado do ranking. Agora, o brasileiro se prepara para a temporada de torneios na grama, que culmina com Wimbledon, terceiro Grand Slam do ano, no início de julho.
A campanha de João em Roland Garros começou com vitória contra o polonês Hubert Hurkacz, cabeça de chave número 30 do torneio. Depois, derrotou o atleta da casa Pierre-Hugues Herbert, também por 3 a 0. Ele se tornou o mais jovem atleta do século a vencer as duas primeiras partidas de Roland Garros sem perder sets.
João Fonseca 3 x 0 Pierre-Hugues Herbert | Melhores momentos | 2ª rodada | Roland Garros
Draper foi bem superior no primeiro set e venceu por 6/2 em meia hora. O britânico quebrou o saque do brasileiro duas vezes, enquanto João não teve nenhuma chance de vencer um game no serviço do rival. Só nesse primeiro set, João cometeu 16 erros não forçados e teve apenas três bolas vencedoras.
João começou o segundo set mais confiante, confirmou seus games de serviço sem grandes problemas. Mas, ao mesmo tempo, Draper seguia perfeito no saque. Depois do empate em 3 a 3, Draper quebrou o saque de João após um erro do brasileiro, que tentou uma paralela e parou na rede. Quando o britânico sacava para o set, em 5/4, João teve duas chances de quebra, mas não aproveitou. Na sequência, Draper fechou a parcial em 6/4.
No terceiro set, João começou o set atrás, sendo quebrado pelo rival britânico. Aparentemente cansado do jogo anterior, que apesar de ter sido 3 a 0 durou quase quatro horas, João Fonseca não teve forças para resistir no set. No fim, 6/2.
VITÓRIAS NAS DUPLAS
Na chave de duplas, o Brasil conseguiu vitórias importantes. No feminino, Luísa Stefani e a parceira húngara Timea Babos derrotaram a tcheca Anastasia Detiuc e a ucraniana Yuliia Starodubtseva por 2 a 1, parciais de 4/6, 6/3 e 7/5. Assim, Luisa está nas oitavas de final, em que irá enfrentar a dupla número 1 do ranking: a tcheca Katerina Siniakova e a norte-americana Taylor Townsend,
No masculino, Fernando Romboli, ao lado do australiano John-Patrick Smith, venceu os franceses Arthur Cazaux e Harold Mayot, por 7/5, 6/7 e 6/4, em quase três horas de partida.
