Tetracampeão fez publicação nas redes sociais após o GP da Espanha deste domingo, no qual foi punido com 10s e três pontos na superlicença por colidir com rival da Mercedes Jornalista Rodrigo França analisa GP da Espanha com vitória de Piastri
Embora tenha tentado, inicialmente, se desvencilhar de opiniões sobre a batida em George Russell no fim do GP da Espanha neste domingo, Max Verstappen acabou abordando o assunto em suas redes sociais. Na postagem, o holandês associou sua irritação no episódio como resultado de uma série de frustrações durante a corrida e reconheceu que o movimento “não deveria ter acontecido”.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Bortoleto desaprova estratégia da Sauber: “Algo a reavaliar”
Hamilton diz que GP da Espanha foi a “pior corrida” que já viveu
– Tivemos uma estratégia bem animadora e uma boa corrida em Barcelona até o safety car aparecer. A escolha de pneus (duros) no fim e alguns movimentos após a relargada alimentaram ainda mais minha frustração, levando a um movimento que não foi certo e não deveria ter acontecido. Sempre dou tudo de mim pela equipe e emoções podem ficar à flor da pele às vezes. Ganhamos juntos e também perdemos juntos. Vejo vocês em Montreal – escreveu o holandês.
Initial plugin text
Verstappen fazia uma prova tranquila em terceiro lugar, tentando encontrar uma brecha no domínio das McLarens do vencedor Oscar Piastri e de Lando Norris com a estratégia de três paradas. Mas tudo começou a dar errado para ele a partir do abandono de Andrea Kimi Antonelli na volta 55.
Russell critica Verstappen por batida na Espanha: “Pareceu proposital”
Verstappen fica a 1 ponto de ser suspenso por uma corrida; entenda
Depois de oito voltas com pneus macios usados, a RBR aproveitou o safety car para fazer uma quarta troca – mas, só tinha pneus duros novos disponíveis, escolha questionada pelo piloto. Ele, então, retornou à frente de um Charles Leclerc e um Russell de macios usados e mais próximo dele.
George Russell à frente de Max Verstappen no GP da Espanha da F1 em 2025
Malcolm Griffiths – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Próxima corrida da F1 2025: veja data do GP do Canadá
O safety car deixou a pista no 61º giro de 66; o piloto da Ferrari aproveitou uma destracionada de traseira que o tetracampeão sofreu e o ultrapassou; os dois chegaram a ter um contato. Max que escapou pela parte de fora da pista, reclamou muito pelo rádio. Ele voltou a cortar por fora para evitar que Russell o passasse e ele caísse para quinto.
Max Verstappen sai da pista ao evitar ultrapassagens no GP da Espanha da F1 em 2025
Sam Bloxham/LAT Images
Seu engenheiro, Gianpiero Lambiase, o informou de que deveria devolver a posição. Max reclamou muito e desacelerou mais à frente; porém, seguiu na direção de Russell e colidiu com o piloto da Mercedes, inevitavelmente, caiu para quinto lugar. Ele foi punido com 10s e três pontos na superlicença e, agora, está a apenas um de ser suspenso, o que pode acontecer no GP da Áustria ou Inglaterra.
Initial plugin text
O documento que detalha a punição de Verstappen indica que o holandês foi orientado a devolver a posição para Russell. Ao invés disso, ficou “insatisfeito”, reduziu a velocidade “aparentando permitir que o carro 63 (Russell) o ultrapassasse” e, na curva 5, acelerou repentinamente até colidir. Na visão dos comissários, a batida foi intencional, “indubitavelmente causada pelas ações” de Max.
Apesar do tom mais ameno na publicação em seu Instagram, Verstappen não reagiu tão bem ao episódio, logo após a prova. Quando perguntado pela “Skysports F1” sobre o incidente, chegou a questionar:
– Isso importa? Tá, ótimo. Quero dizer, prefiro falar sobre a corrida do que sobre um único momento.
De terceiro a décimo no GP da Espanha, Max Verstappen foi punido após bater em George Russell
Steven Tee/LAT Images
Posteriormente, o tetracampeão da RBR criticou as regras da F1, alegando que o regulamento é subjetivo e que acabou prejudicado por isso.
– Na reta, eu já estava sendo ultrapassado e também na Curva 1, então eles me disseram para devolver a posição. Mas, sinceramente, acho que o maior problema que temos são apenas os padrões de corrida. O que é permitido e o que não é, não é muito natural, e isso é bem frustrante. Às vezes isso funciona a seu favor, às vezes funciona contra você. Hoje isso atuou contra mim.
Max Verstappen ficou apenas em 10º no GP da Espanha da F1 em 2025, punido após bater em George Russell
Jayce Illman/Getty Images
Como faturou apenas um ponto na corrida deste fim de semana, Verstappen mantém o terceiro lugar no campeonato de pilotos. Porém, sua diferença para Lando Norris, vice-líder, aumentou de 22 pontos para 39. Russell, antes 37 pontos atrás do tetracampeão em quarto lugar, agora está a 26 dele.
Veja a classificação atualizada da F1 em 2025
Para completar, a RBR caiu de terceiro para quarto no Mundial de construtores: a equipe austríaca se prejudicou ainda mais com o discreto 13º lugar de Yuki Tsunoda. A McLaren segue na dianteira com 362 pontos e agora, tem a Ferrari na vice-liderança.
A F1 retorna daqui a duas semanas em 15 de junho com o GP do Canadá, válido como a décima etapa do campeonato. Veja o calendário completo.
