Piastri iguala Senna em número de pódios seguidos na McLaren

3–4 minutes

Com vitória na Espanha, líder da F1 2025 chegou a oito términos consecutivos no top 3, feito atingido pelo brasileiro no ano do primeiro título. Só Hamilton supera a dupla na equipe Jornalista Rodrigo França analisa GP da Espanha com vitória de Piastri
Líder do campeonato de pilotos em 2025, o australiano Oscar Piastri chegou ao oitavo pódio seguido na Fórmula 1 após vencer o GP da Espanha, realizado em Barcelona no último domingo. Com a marca conquistada na corrida do fim de semana, o jovem de 24 anos se iguala na McLaren a Ayrton Senna, que também teve oito términos consecutivos no top 3 pela equipe em 1988. Os dois dividem o segundo lugar no ranking da escuderia inglesa.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Verstappen atribui batida em Russell à frustração: “Não foi certo”
Hamilton diz que GP da Espanha foi a “pior corrida” que já viveu
O único piloto que somou mais de oito pódios seguidos na McLaren também é um ícone do esporte: Lewis Hamilton. O agora heptacampeão terminou no top 3 nas nove primeiras corridas que fez na Fórmula 1, em 2007. A sequência teve início no GP da Austrália daquele ano e só acabou no GP da Inglaterra. O britânico já conseguiu números maiores pela Mercedes.
Oscar Piastri recebe troféu de vencedor do GP da Espanha de F1 em 2025
Joan Valls/Urbanandsport/NurPhoto via Getty Images
Depois de ter acabado o GP da Austrália deste ano na nona posição, Piastri engatou uma sequência de bons resultados que começou com vitória na China. Terceiro colocado no Japão, o australiano se impôs e ficou no topo do pódio nas provas no Bahrein, Arábia Saudita e Miami, consecutivamente.
Oscar voltou a ser terceiro na Emilia-Romagna e em Mônaco, mas ganhou outra vez no circuito de Barcelona-Catalunha.
Conheça a trajetória de Oscar Piastri na Fórmula 1
E a comparação com Senna pode representar um ótimo sinal para Piastri: o brasileiro atingiu a marca de oito pódios seguidos pela McLaren em 1988, o ano em que conquistou o primeiro título na Fórmula 1.
Bortoleto faz melhor prova do ano, mas desaprova estratégia da Sauber
Verstappen fica a 1 ponto de ser suspenso por um GP na F1
Russell critica Verstappen por batida: “Pareceu proposital”
Senna já tinha vencido o GP de San Marino daquele ano, mas a sequência de pódios teve início mesmo com o segundo lugar no México, quarta etapa do campeonato. O tricampeão deu um show nas sete corridas seguintes e venceu seis: Canadá, Detroit, Inglaterra, Alemanha, Hungria e Bélgica – a exceção foi a França, quando terminou em segundo. A grande fase só foi quebrada na Itália, quando Senna acabou em décimo.
Senna comemora a vitória no GP do Canadá de 1988
Divulgação
Conseguir oito pódios seguidos na Fórmula 1 é um grande indicativo de consistência – e a lista de pilotos que já obtiveram esse feito é recheada de campeões mundiais. Piastri se tornou o 13º a conseguir essa marca na categoria.
Entre os 13, apenas dois não conquistaram o título: o argentino Carlos Reutemann, detentor de oito pódios seguidos com a Williams entre o GP da Itália de 1980 e o GP da Bélgica de 1981, e o colombiano Juan Pablo Montoya, que também atingiu a sequência pela equipe inglesa, do GP de Mônaco ao GP da Itália de 2003.
Maior número de pódios seguidos dos pilotos na F1
Excluindo Piastri da conta, todos os outros pilotos com essa marca foram campeões ao menos uma vez. São eles: Michael Schumacher, Lewis Hamilton, Max Verstappen, Fernando Alonso, Sebastian Vettel, Ayrton Senna, Nelson Piquet, Nico Rosberg, Niki Lauda e Jim Clark.
No entanto, o australiano da McLaren ainda precisa percorrer um longo caminho se quiser quebrar o recorde de términos seguidos no top 3 na Fórmula 1. O atual detentor da marca é Michael Schumacher, com 19 pódios consecutivos entre o GP dos Estados Unidos de 2001 e o GP do Japão de 2002.