Ex-base do Palmeiras, sul-mineiro supera incertezas de país em guerra e se destaca na Ucrânia

3–4 minutes

Na equipe sub-20 do clube ucraniano, Luiz Yano, de Pouso Alegre (MG), iniciou entre os reservas, ganhou a posição e fechou temporada com cinco gols marcados em 11 jogos Jogador natural de Pouso Alegre é destaque no futebol da Ucrânia
Gols, assistências, cada vez mais minutos em campo. Foi assim o início de trajetória do atacante Luiz Yano, de Pouso Alegre (MG), no futebol da Ucrânia.
Após ser destaque nas categorias de base do Palmeiras, o jogador, de 19 anos, foi comprado pelo Karpaty Lviv. Na equipe sub-20 do clube ucraniano, ele iniciou o caminho no time entre os reservas, mas, aos poucos, ganhou a posição.
— É a sensação de um começo de sonho realizado. Porque, a princípio, quando se fala de Ucrânia, acaba assustando um pouco por causa da situação que o país vive hoje em dia. Mas meus pais foram comigo, a gente se adaptou bem, e depois eles voltaram e eu acabei ficando lá um pouco sozinho, e me adaptei muito bem — disse o jogador sul-mineiro.
O atacante Luiz Yano, de Pouso Alegre (MG), tem ganhado destaque no futebol da Ucrânia
Divulgação/Karpaty Lviv
Em 11 jogos pelo Karpaty, sendo sete como titular, foram cinco gols marcados. Um começo promissor após uma chegada a um novo país, em meio à guerra e cheio de incertezas.
— Acho que por mais que seja um pouco assustador, difícil ficar tão longe da família, namorada e tudo mais, eu me saí muito bem, muito melhor do que eu mesmo colocava de expectativa. E ter feito gols, ter participado dessa fase final do campeonato, ter me destacado, eu acho que tudo isso contribui para que eu possa evoluir muito mais daqui pra frente – completou.
Um dos fatores que ajudaram à rápida adaptação e a ganhar destaque no time ucraniano, foi o tempo nas categorias de base do Palmeiras.
Yano estava desde 2018 no clube paulista. De acordo com ele, a filosofia de jogo do time alviverde foi fundamental para a evolução como jogador.
— Quando eu jogava no Palmeiras, o futebol já era muito intenso, eles cobravam muito isso da gente: intensidade com qualidade. Então, chegando lá, eu pude atribuir isso ao meu jogo, que é o pedido, é o esperado do brasileiro um jogo com a bola no pé diferente — contou.
Luiz Yano começou no Palmeiras em 2018 e logo se destacou nas categorias de base do clube
Reprodução/Instagram
Trajetória
Antes de se destacar na Europa, Yano viveu o sonho de ser jogador junto com a família. Além da base do Palmeiras, o jogador também fez testes no Corinthians e passou um ano no Guarani, até que foi para a equipe palmeirense.
Entre as conquistas durante esse período estão os títulos: Paulista Sub-13 (2018), Paulista Sub-15 (2021), Paulista Sub-17 (2022), Copa do Brasil Sub-17 (2023), Brasileiro Sub-17 (2024) e Brasileiro Sub-20 (2024).
Para isso tudo acontecer, no entanto, ele viajava quase diariamente para a capital paulista ao lado da mãe. Foram rotinas intensas de deslocamento até os treinos, muitas vezes almoçando no carro.
— Poucas pessoas sabem disso, né? Para quem vê de fora, acha que é tudo muito fácil, que é tudo flores, que é só chegar dentro de campo, fazer um, dois, três gols e postar no Instagram. Para quem vê de fora, acha que é tudo muito tranquilo. […] Nesses anos todos de estrada, eu pude me sair muito bem, mesmo com as divergências, às vezes trânsito, às vezes chegar atrasado no treino — disse.
Próximos passos
Após se destacar no Verdão e assinar seu primeiro contrato profissional, Luiz Yano foi vendido ao Karpaty, da Ucrânia, em dezembro de 2024, mas se apresentou ao novo clube apenas em fevereiro.
— Claro que eu ainda não cheguei onde eu quero, não estou nem perto de chegar onde quero. Tenho muito pra conquistar ainda, mas é muito gratificante poder ver onde eu já estou e valorizar isso — finalizou.
Luiz Yano deve voltar para a Ucrânia até o final do mês de junho para começar a se preparar para a próxima temporada a partir do segundo semestre.
Veja mais notícias sobre o esporte no ge Sul de Minas