Técnico do Seattle elogia Igor Jesus, do Botafogo, e diz: "Vamos tentar ser fortes defensivamente"

5–7 minutes

Brian Schmetzer mostra conhecimento sobre o Alvinegro antes da partida deste domingo Textor projeta Botafogo forte na Copa de Clubes: “Não ficaremos intimidados”
O técnico do Seattle Sounders, Brian Schmetzer, deu entrevista coletiva neste sábado e mostrou conhecimento sobre o Botafogo, adversário deste domingo, em jogo válido pela primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes. O treinador fez elogios ao atacante Igor Jesus, que está a caminho do Nottingham Forest, e também ao volante Gregory. Brian Schmetzer ainda revelou a estratégia que pretende usar contra o Alvinegro.
Brian Schmetzer, técnico do Seattle Sounders
Reprodução Seattle Sounders
– Nossa estratégia será tentar vencer. Vamos tentar ser fortes defensivamente, porque eles são um time muito bom. O Igor Jesus acabou de ser comprado por 20 milhões de dólares, é um grande jogador, muito bom. Eles gostam de cruzar a bola, às vezes jogam de forma mais direta. O Gregory, obviamente, conhecemos porque jogou na nossa liga. Eles têm bons jogadores em todo o elenco. Então, quem eles colocarem em campo, veremos quando a escalação sair, mas estamos esperando um time bem treinado e um jogo muito difícil – afirmou Schmetzer.
Botafogo estreia na Copa do Mundo de Clubes contra time dos Estados Unidos
+ Veja a tabela do torneio
Com os pés no chão, Brian Schmetzer reconheceu as dificuldades que o Seattle Sounders terá para superar adversários mais fortes e afirmou que não sofrer goleadas será importante para a confiança da equipe. O treinador também deixou claro que empates contra grandes clubes também serão bem-vindos.
Igor Jesus foi elogiado por Brian Schmetzer
Thiago Ribeiro/AGIF
– Ganharíamos confiança se conseguirmos manter o placar zerado (em algum jogo contra times do grupo). Isso certamente ajudaria. Não queremos levar quatro ou cinco gols, embora o PSG tenha feito cinco no último adversário deles. Vamos tentar garantir que o time que jogou no ano passado, que foi a melhor defesa da MLS, volte a fazer as coisas simples: intensidade na marcação, os 10 jogadores de linha atrás da bola, sair para bloquear cruzamentos. Defender exige trabalho duro, e eles precisam se dedicar desde o início. Mas também quero que sejam inteligentes. Precisam defender com inteligência. Não quero que só se empolguem com a torcida, corram para pressionar, e aí o Botafogo joga nas costas da nossa linha, e ficamos correndo atrás. Então temos que ser espertos, mas o esforço precisa estar presente.
Igor Jesus escolhe gols mais bonitos pelo Botafogo e explica apelido inusitado
Botafogo e Seattle Sounders se enfrentam às 23h (horário de Brasília) deste domingo, no Lumen Field, em Seattle. A partida é válida pela primeira rodada do grupo B, que também conta com Paris Saint-Germain e Atlético de Madrid. O jogo tem transmissão ao vivo na TV Globo, no sportv e no Globoplay, além de tempo real com vídeos no ge.

Confira outras respostas de Brian Schmetzer na coletiva
Palavras iniciais
– Às vezes, as pessoas que me conhecem sabem que eu não costumo fazer isso. Mas acho que essa é uma ocasião grande o suficiente para começar com uma declaração de abertura. O que eu diria é que estamos muito empolgados. Nós, como clube, eu, como pessoa nascida e criada em Seattle, por ter um evento desse porte acontecendo em Seattle. Estou, obviamente, muito orgulhoso pelo fato de que nosso time conquistou o direito de competir neste torneio. Estou ansioso para conhecer os treinadores, alguns treinadores muito famosos das equipes contra as quais vamos jogar. E acho que será uma grande experiência para a nossa equipe.
Seattle Sounders comemora título da Liga dos Campeões da Concacaf 2022
Jeff Halstead/Icon Sportswire via Getty Images
+ Mapa-múndi mostra onde nasceram os atletas da Copa do Mundo de Clubes
+ Quem é o seu camisa 10 favorito na Copa do Mundo de Clubes?
Emoção pela competição
– Quando entrei no estádio e vi o gramado e as marcações da FIFA por toda parte, percebi que é algo grande. Estivemos focados na preparação porque entendemos que, nesses torneios, o primeiro jogo pode ser decisivo, ele pode definir se você terá alguma chance de avançar para a próxima fase. Então, nosso foco foi o treinamento, a análise de vídeos, tentando encontrar os pequenos detalhes que possam nos ajudar a ter sucesso. Mas, ao mesmo tempo, acho que quando os jogadores chegarem, vai haver emoção. É esporte, acho que eles vão ficar empolgados. Os torcedores no estádio também vão tornar tudo mais real, vai cair a ficha de que isso está realmente acontecendo. E, com sorte, todo o treinamento que fizemos nesta semana, um bom treinamento, possa se traduzir em uma boa atuação.
Zagueiro Kim Ki-hee joga?
– Kim Ki-hee está apto para jogar a partida de amanhã, e estamos extremamente felizes com isso. Então ele será titular, e isso vai ser um reforço. Você está absolutamente certa. A diferença, sabe, quando você enfrenta times de alto nível, é que se você comete um erro, se faz algo errado, eles são bons o suficiente para te punir. E eu acho que o Kim Ki-hee vai nos ajudar, sim.
Torcida do Seattle Sounders
Steph Chambers/Getty Images
+ Onde a bola rola: conheça os 12 estádios da Copa do Mundo de Clubes 2025
+ Guia da Copa do Mundo de Clubes 2025
Sentimento após resultados ruins
– Há uma fome, um gosto amargo, sim, como quiser chamar isso. De certa forma, é um bom recomeço. O momento é bom porque, veja, todo o drama daquelas duas partidas, o desempenho ruim… acho que conseguimos nos reconectar. Acho que os treinos têm sido bons e intensos. E o fato de ser uma competição diferente, separada, ajudou um pouco, porque eles estão empolgados. Vão enfrentar, novamente, três dos maiores clubes do mundo, e vão dar tudo de si.
Mundial no Marrocos
– Isso foi em 2023. Certamente parece que foi há muito tempo, uma vida atrás, mas a experiência que tivemos no Marrocos foi incrível. Ainda temos oito, talvez dez jogadores no elenco que estavam lá. Quando a FIFA organiza um torneio, ela faz direito. Há muitas coisas boas envolvidas em estar em um Mundial de Clubes. Não passamos do Al Ahly, o que foi uma pena. Aquilo foi no início da nossa temporada. Foi um jogo difícil. Acho que o gol saiu aos 88 minutos, em um desvio, então estivemos perto. Os jogadores que atuaram naquela partida, os que já disputaram finais de campeonato com este clube, temos muitos deles. Essa experiência no Marrocos, somada a todos os outros grandes jogos, vai nos ajudar. Eles ainda devem sentir aquele frio na barriga. Devem estar um pouco nervosos antes do apito inicial, porque isso mostra que são humanos e estão vivos. Mas muitas vezes isso se transforma em adrenalina, e espero que isso dê a eles um pouco mais de energia.