Clubes brasileiros deixam impressão positiva na primeira rodada do Mundial de Clubes da FIFA

2–4 minutes

Botafogo e Flamengo vencem seus confrontos. Palmeiras e Fluminense empatam, mas com bom desempenho tático Foi animadora a participação dos times brasileiros na primeira rodada do Copa do Mundo de Clubes da FIFA™ 2025, uma vez que os quatro times brasileiros apresentaram bom desempenho e não foram derrotados. Botafogo e Flamengo venceram seus confrontos, Palmeiras e Fluminense foram superiores técnica e taticamente aos seus adversários, apesar do empate sem gols.
A performance coletiva que Palmeiras e Fluminense apresentaram foi altamente positiva. Ambos competiram em pé de igualdade com Porto e Borussia Dortmund, respectivamente – que são equipes do primeiro escalão nas ligas portuguesa e alemã e que eram consideradas favoritas.
Palmeiras
O Palmeiras oscilou diante do Porto no primeiro tempo do jogo, mas no geral fez boa partida em termos ofensivos. A entrada do meio campista Raphael Veiga e do atacante José López (Flaco) deu outra dinâmica ao setor ofensivo e tornou o time paulista protagonista na segunda etapa.
A formação inicial de meio- campo, com Felipe Anderson e Maurício, não funcionou da maneira esperada, com o ataque sendo pouco municiado. O Verdão necessitava de poderio ofensivo para furar o bloqueio da equipe portuguesa. As alterações, embora tardias, revitalizaram a criação e poder ofensivo do time alviverde. Confesso que não entendi a substituição de Estêvão.
O sentimento que fica é de que faltou efetividade ao time paulista, apesar do goleiro Cláudio Ramos, do Porto ter sido considerado um dos melhores jogadores da partida, executando excelentes defesas que foram decisivas para a manutenção do empate sem gols.
Fluminense
O Fluminense foi extremamente dominante diante do Borussia Dortmund, fazendo uma partida quase perfeita e criando chances reais de gol nas duas etapas – que infelizmente, não foram tão assertivas. Realmente, faltou o gol para qualificar a atuação como brilhante.
O técnico do Tricolor Carioca, Renato Gaúcho, foi ousado ao prometer que seu time seria corajoso e protagonista do jogo, mas surpreendeu com o Fluminense sendo superior em quase todas as estatísticas da partida.
Flamengo
O Flamengo dominou taticamente o Espérance, da Tunísia por toda a partida e venceu por 2×0. A vantagem no placar só não foi mais elástica porque a equipe rubro-negra relaxou em alguns momentos do jogo e pecou nas finalizações. Houve falhas nas trocas de passes, e acredito que, se o adversário fosse mais qualificado, poderia ter dificultado a vitória.
Para o próximo confronto, contra o Chelsea, o Flamengo terá que estar mais focado e com postura mais dinâmica. Se cometer os mesmos deslizes, a equipe Inglesa poderá se impor e complicar a situação do Flamengo.
Botafogo
Botafogo venceu o time americano do Seattle Sounders por 2×1. Dominou grande parte do primeiro tempo do jogo, mas teve períodos de oscilações. No segundo tempo, o time carioca foi pouco efetivo na marcação e permitiu a criação de contra-ataques perigosos, além do compartilhamento do domínio tático – principalmente porque o time americano jogava ao lado de sua torcida.
Como o saldo de gols é critério de desempate nesse torneio de curta duração, seria importante que o alvinegro carioca tivesse conseguido uma diferença maior em sua vitória, para ficar em situação mais confortável no grupo – a exemplo do PSG que começou arrasador a competição, vencendo por 4×0 o Atlético de Madrid.
A análise dos clubes brasileiros na primeira rodada da Copa do Mundo de Clubes da FIFA™ é extremamente positiva. É gratificante constatar que a diferença técnica e tática frente aos times europeus não parece ser tão abissal quanto se acreditava. Até o momento, o grande legado dos times brasileiros é a competitividade.