O banco central europeu (BCE) O Conselho de Governamento aprovou os esforços de pesquisa que usarão dinheiro do banco central para resolver a tecnologia distribuída do razão (DLT) Transações, pois o corpo procura tornar seus sistemas de pagamento mais eficientes.
Uma abordagem de curto prazo é chamada “Pontes”, que vinculará as plataformas DLT aos serviços de destino do Eurosystem que garantem o fluxo de dinheiro e valores mobiliários em toda a Europa. Um piloto será lançado no terceiro trimestre de 2026. Uma solução mais a longo prazo chamada “Appia” facilitará operações globais e analisará soluções baseadas em DLT, O post disse na terça -feira.
“A decisão está alinhada com o compromisso do Eurosystem de apoiar a inovação sem comprometer a segurança e a eficiência nas infraestruturas do mercado financeiro”, afirmou o comunicado.
O BCE vem explorando como utilizar a tecnologia DLT para aumentar a liquidação de pagamentos, algo que Os bancos centrais de todo o mundo estão olhando. Realizou um trabalho exploratório sobre a liquidação de dinheiro do Banco Central por atacado entre maio e novembro de 2024. A relatório Nos resultados deste trabalho, também foi publicado na terça -feira que identificou o DLT com benefícios, como reduzir custos e combater os riscos de crédito e liquidação.
Leia mais: Metas do BCE em outubro para terminar a fase de preparação do euro digital