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Ei, lembre-se de como o presidente dos EUA, Donald Trump, fez isso grande cerimônia de assinatura do acordo US TikTok no Salão Oval no mês passado, em que ele disse que os americanos deveriam ser gratos a ele por salvar o aplicativo?
Sim, isso parece não ter tido muito significado, fora da representação simbólica, porque apesar das repetidas garantias de que uma venda do TikTok nos EUA é iminente, o governo chinês ainda não aprovou qualquer proposta de acordo sobre o aplicativo.
E sem a aprovação do PCC, nenhum tipo de venda pode ocorrer.
No início da semana, Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent disse que ele tinha manteve conversações positivas com autoridades chinesase que ele esperava que o acordo da TikTok com os EUA fosse aprovado depois de Trump reuniu-se com o presidente chinês Xi Jinping na quinta-feira.
No entanto, no final dessa reunião, aparentemente não estamos mais perto do estabelecimento de um acordo real, embora os dois líderes aparentemente tenham chegado mais perto de acordos comerciais em diversas frentes.
Mas o TikTok, especificamente, aparentemente não era um deles, embora o governo dos EUA afirme que houve progresso na questão do TikTok.
Após as discussões, Bessent disse à mídia que esperava que:
“Finalizamos o acordo TikTok em termos de obtenção da aprovação chinesa, e espero que isso avance nas próximas semanas e meses, e finalmente veremos uma resolução para isso.”
Enquanto isso, a mídia estatal chinesa relatado que:
“A China resolverá adequadamente as questões relacionadas ao TikTok com o lado dos EUA.”
Um pouco menos comprometedor, enquanto o China Daily tem mais relatado que:
“As consultas económicas e comerciais entre a China e os EUA demonstram que – guiadas pelos princípios da igualdade, respeito e benefício mútuo – as duas partes podem encontrar soluções para os problemas através do diálogo e da cooperação. Estes resultados não foram fáceis, no entanto, a China espera trabalhar com os EUA para garantir a sua implementação efectiva, o que criará maior certeza e estabilidade nas relações económicas China-EUA e na economia global.”
Sim, isso não soa como um endosso ao acordo proposto pelo TikTok, parece mais que a China está esperando para ver se os EUA chegam à mesa para cumprir os compromissos assumidos em outros elementos comerciais antes que a China considere avançar mais.
As preocupações aqui estariam relacionadas com o facto de a América continuar a impor tarifas sobre as importações chinesas, restringindo o comércio chinês nos EUA. Conceitualmente, isso forçará mais empresas a utilizar mão-de-obra e produtos americanos, em vez de os adquirirem na China. O que é melhor para a América, em teoria, pelo menos, mas terá um impacto significativo na China, que tem sido o foco principal destas últimas discussões.
Parece que a China está agora à espera para ver se os EUA retiram as suas tarifas, antes de dar qualquer resposta à proposta do TikTok. O que pode significar que poderá ser aprovado, eventualmente, e pode ser que as autoridades chinesas tenham fornecido uma aprovação tácita, dependendo de outros factores.
Mas não sabemos, e é provável que ninguém saiba, já que a China provavelmente mantém as suas cartas bem escondidas nas negociações comerciais.
Embora saibamos que os responsáveis do PCC ficaram indignados com a postura comercial da América.
Seguindo as últimas tarifas impostas pelos EUA ao comércio com base na China no início deste mês, autoridades chinesas criticou fortemente a abordagem comercial da Américasugerindo que as estratégias comerciais dos EUA têm mais a ver com protecionismo do que a troca aberta.
As autoridades chinesas sugeriram que a demonização das empresas chinesas, como a TikTok, é “apenas uma desculpa para os EUA imporem tarifas proteccionistas sobre produtos chineses face à economia altamente competitiva da China”.
O que parece verdade, na medida em que a abordagem tarifária de Trump é exactamente isso, impondo pesadas sanções financeiras a qualquer empresa que procure capitalizar as oportunidades do comércio externo, por isso, em vez de aderir aos princípios do mercado livre, a administração Trump está a forçar os fornecedores americanos a adoptar uma abordagem mais insular.
O que, se Trump não reduzir essas tarifas, poderá aumentar o preço de qualquer acordo potencial de venda do TikTok.
Na verdade, os relatórios também sugeriram que, para que um acordo com o TikTok seja aprovado, as autoridades chinesas pressionarão por um acordo igualmente expansivo que vá além do comércio direto.. Isso, potencialmente, poderia fazer com que o PCC apelasse Trump apoiará reivindicação de propriedade da China sobre Taiwanà qual os EUA se opõem há muito tempo, em apoio à independência de Taiwan.
É incrível considerar que um aplicativo de vídeo curto que construiu seu público com base nas tendências da dança poderia agora desempenhar um papel fundamental na soberania de uma nação independente, mas é aí que estamos no ano de 2025.
Mas neste momento, parece que a bola está agora no campo de Trump, na redução de tarifas e complicações no comércio China-EUA.
Se ele fizer isso, como aparentemente prometeu na reunião de hoje, o acordo com a TikTok poderá ser concretizado.





