Apesar de perdendo milhões de usuários para outros aplicativos, apesar perdendo milhões de dólares em receita publicitáriae apesar de lutar para construir sua lista de programação de vídeo original. Apesar de tudo isso, X continua a nos dizer que está tudo bem e, na verdade, melhor do que nunca, enquanto busca reformular a marca e remarketing do antigo aplicativo de pássaros.
Esta semana, X uma vez novamente elogiou seu grande sucesso ao longo de 2024apesar de, mais uma vez, muitos, muitos indicadores sugerirem que a plataforma está no caminho certo para publicar um perda financeira significativa para o ano.
Conforme X:
“X não apenas evoluiu: ele se transformou em uma potência de engajamento e conversas significativas. Como resultado, os anunciantes que regressaram em 2024 estão a dar sinais de que estão aqui para durar!”
Eu nem sei como um anunciante mostraria sinais de que está no caminho certo, mas X compartilhou alguns novos dados e insights que, segundo ele, mostram que está realmente no caminho certo.
Em primeiro lugar, X diz que as visualizações de vídeos aumentaram este ano, uma estatística que foi compartilhada anteriormente.
“UAS” são segundos ativos do usuário, o que é uma estatística questionável que temos anteriormente explorado com mais profundidade.
X também diz que está ganhando força com os usuários da Geração Z, o que “reflete o progresso que fizemos na construção do sucesso de longo prazo para X, fornecendo conteúdo, comunidade e inovações que atendem a esta nova onda de consumidores”.
Mas este gráfico:
Realmente não faz muito sentido sem qualquer contexto ou referência adicional à fonte. Isso quer dizer que os usuários da Geração Z que usam o X todos os dias fazem login nesses outros aplicativos com essas taxas? Se sim, então isso não é realmente um endosso a nada, e se a alegação é que todos os usuários de todos esses outros aplicativos também fazem login no X todos os dias, não há como isso ser verdade, porque o uso ativo diário do X é significativamente menor do que vários desses aplicativos.
X também afirma ter lançado uma série de inovações “revolucionárias” neste ano:
Essa é outra afirmação confusa que X tem feito repetidamente, de que está inovando em um ritmo estupendo e quebrando as normas da indústria com seus lançamentos. Mas não é verdade. X, como plataforma, permanece fundamentalmente o mesmo de quando era chamado de Twitter, e nenhuma dessas atualizações, fora das Notas da Comunidade, é significativamente diferente do que outros aplicativos foram lançados primeiro.
E o Community Notes já fazia parte do Twitter, então não é novidade. E embora X esteja interessado em falar sobre sua mudança de abordagem e rápida inovação, não vejo nenhum avanço significativo no aplicativo. E é claro que, dado que continua a perder utilizadores, outros também não.
X também elogiou seu envio de conteúdo original:
“Com o conteúdo exclusivo como um dos nossos principais impulsionadores, elevamos a fasquia este ano através dos nossos Originais na série X. A missão é clara: estamos criando valor a longo prazo, atraindo novos usuários para experimentar conteúdo exclusivo somente aqui. Projetos como The Offseason, a série documental do All In Boston Celtics e colaborações com ícones culturais como Jim Rome capturaram o público e geraram um envolvimento mais profundo em toda a plataforma, provando que contar histórias no X foi um grande sucesso em 2024.”
Acho que X esperava que a experiência e as conexões de Linda Yaccarino, com base em seus anos de trabalho na NBCUniversal, rendessem uma série de novas programações para o aplicativo, mas até agora os resultados têm sido bastante decepcionantes. X assinou acordos de conteúdo com Paris Hiltonum Kardashian menor, Os 3 Grandese vários comentaristas de direita que já haviam sido rejeitados pelos principais meios de comunicação. E o resultado foram alguns shows.
Talvez X consiga intensificar seus esforços de programação original em 2024, mas cinco originais exclusivos, para um elemento que é um “motor chave”, não parecem tão impressionantes.
X também compartilhou uma lista das “marcas verificadas ouro” mais engajadas:
Gold verificou serem as marcas que estão pagando mais para usar o aplicativo, por meio do programa de verificação do X.
Nossa, SpaceX, não diga.
X também compartilhou uma lista dos tópicos mais discutidos no aplicativo:
Os esportes continuam sendo a graça salvadora do X, com tantos fãs de esportes agora habitualmente alinhados com o aplicativo para se manterem atualizados com as últimas notícias e rastrear comentários enquanto assistem a eventos ao vivo. Sem isso, X estaria em sérios apuros, mas, mais uma vez, X está a reformular as suas lutas como sucesso.
Embora eu ache, o que mais ele deveria fazer.
Olha, apesar do meu claro cinismo, X é um sucesso relativo. O facto de a plataforma ter retirou 80% de seu pessoale não entrou em colapso total, é significativo, não importa como você olhe para isso, embora também afirme ter mais de 570 milhões de usuáriosque é um grande público. E apesar dos novos desafios, X continua a ser um conector crítico para muitas comunidades e isso, por si só, é valioso para muitas marcas e anunciantes em todo o mundo.
X está, em termos relativos, indo bem, considerando, embora esteja a caminho de registrar uma perda este ano, e eu entendo que ele precisa enquadrar tudo em motivos ensolarados. Mas é excessivamente otimista e, muitas vezes, afirmações falsas também não contribuem muito para inspirar confiança e fé no aplicativo.
Essencialmente, X está amplificando afirmações que não são verdadeiras ou que são flagrantemente seletivas. Isso não quer dizer que precise de reconhecer todos os aspectos negativos, mas para uma plataforma que critica continuamente todos os outros meios de comunicação por promoverem notícias falsas, isto parece ser uma falha no seu próprio plano de comunicação.
Porque cada vez que faz uma dessas afirmações, você questiona todos os outros pontos de dados.
Mas eu entendo e também acho que haverá oportunidades para marcas em X em 2025, se é aí que o seu público está engajado.
Isto é, se X continuar no mercado (embora eu suspeite que sim).