Edusc

054e8b00cc0763cb2f60b81628edb94088c7ec52 4032x2268

Uma sessão de perguntas e respostas com Vivek Raman

054e8b00cc0763cb2f60b81628edb94088c7ec52

O Ethereum está enfrentando uma crise de identidade. Seu token nativo, éter (eth), está com baixo desempenho Contra concorrentes e construtores de longa data estão começando a questionar se a tecnologia da cadeia está ficando para trás – e se sua comunidade está perdendo o foco.

A Fundação Ethereum, a organização sem fins lucrativos que o desenvolvimento de Stewards Ethereum, foi responsabilizada por muitas das lutas da rede. O co-fundador Vitalik Buterin está liderando uma enorme mudança de liderança na organização, mas sua influência central sobre o processo provocou sua própria controvérsia.

Enquanto isso, ecossistemas rivais como Solana estão capitalizando a incerteza, atraindo os melhores talentos e superando a ETH no mercado.

Em meio a essa turbulência, um novo projeto, Etherealize, tem como objetivo trazer a ETH para Wall Street. Fundada pelo ex -banqueiro Vivek Raman, a Etherealize procura preencher a lacuna entre as finanças tradicionais e o Ethereum, posicionando a ETH como uma classe de ativos sérios.

Raman, que passou uma década no setor bancário antes de descobrir criptografia, acredita que seu histórico financeiro tradicional lhe dá uma perspectiva única. Ele passou os últimos quatro anos depositando as bases para etéreo, optando por ser lançado em janeiro-um tempo de maior otimismo de mercado impulsionado pelas expectativas de uma Casa Branca de Criptografia, mesmo quando o Ethereum luta com disputas internas e estagnação de preços.

Em uma entrevista recente com Coindesk, Raman discutiu sua visão para a ETH e a paisagem criptográfica mais ampla, incluindo:

• Sua jornada para o Ethereum e a fundação de Etherealize.

• Como a etérea é o marketing ETH para Wall Street.

• O papel da Fundação Ethereum e as opiniões dos bancos sobre os rollups da camada 2.

Esta entrevista foi editada por brevidade e clareza.

Você teve toda essa experiência em finanças tradicionais e se chama um recém -chegado ao mundo do Ethereum. A seguir, como você entrou em criptografia, o que foi aquele momento?

Raman: Eu era comerciante de quatro bancos, negociando os produtos mais arcaicos e esotéricos-títulos de alto rendimento, títulos angustiados, empréstimos alavancados e swaps e swaps de crédito. Estes são toda a espinha dorsal da economia, mas vi como eles são ineficientes.

Quando você assiste ao filme Wall Streete você vê tudo negociado por telefone, fica tipo “Oh, talvez o sistema seja atualizado”, mas não. Ainda é negociado como esse.

Eu vi isso por 10 anos. Eu vivi. E tenho muita sorte porque construí uma rede muito boa, tenho todos esses mentores incríveis, todas essas pessoas que administravam bancos e administravam mesas.

Mas depois de 10 anos, o ritmo tecnológico de Wall Street não estava evoluindo, e eu fiquei tipo “Deixe -me encontrar outra coisa”.

Bem quando saí de Wall Street, fui para Austin, Texas, e conheci alguns dos desenvolvedores do Ethereum Core na equipe de pesquisa e desenvolvimento. Eles eram Trabalhando na fusãoe eles me ensinaram sobre o Ethereum.

Enquanto eu estava em Wall Street, era muito anti-Cripto por causa dos reguladores. O “momento de adoção” nem estava perto nos 10 anos em que estive lá. Mas quando encontrei o Ethereum, percebi que essa era a resposta para Wall Street.

Existem diferentes componentes para etéreo, certo? Onde entra a parte do “marketing”?

Raman: Então são três coisas inter -relacionadas.

A primeira coisa é que todo mundo usa o Ethereum; O Ethereum é a plataforma de contrato inteligente mais adotada. Os bitcoiners apenas falam sobre bitcoins – provavelmente porque não há muita utilidade, então tudo o que você pode fazer é falar sobre isso.

É quase como no Ethereum, há tanta utilidade que ninguém realmente fala sobre o ativo da ETH. Mas o ativo é muito importante para o ecossistema; Para o bem ou para o mal, as pessoas usam o ativo como um proxy para a saúde do ecossistema. Parte da razão pela qual eu acho que Solana tem muito dos holofotes não é porque é necessariamente a melhor tecnologia; É porque o token subiu muito.

Portanto, a primeira coisa é falar sobre o Ether como um ativo – como diversificador de portfólio, como algo complementar ao Bitcoin – e fornecer esse conteúdo, pesquisa e marketing aos emissores de ETF, ao público mais amplo e às instituições.

A segunda é que o Ethereum é obviamente uma plataforma de utilitário. É essa nova internet financeira; Eles chamam de “o sistema operacional para a economia financeira”. Por isso, ensinamos sobre o Ethereum como uma plataforma e o que você pode fazer com ela: você pode tokenizar ativos. Você pode criar ecossistemas de camada-2, onde os bancos podem realmente ter suas próprias redes e pode personalizá-los para trazer seus clientes na cadeia.

E então, terceiro, na verdade tentamos dar uma chamada à ação. O chamado à ação é tokenizar ativos no Ethereum ou construir uma camada 2 no Ethereum, e estamos construindo uma suíte de produtos para realmente facilitar o comércio de Wall Street na blockchain Ethereum.

O Ethereum está experimentando uma crise de identidade. Seu preço está ficando muito atrás de outras criptomoedas, a Fundação Ethereum está passando por um abalo, e os membros da comunidade criptográfica estão expressando suas discordâncias sobre o papel central de Vitalik Buterin no ecossistema. A etérea está se concretizando em um momento em que o ecossistema provavelmente precisa de um braço de marketing ou defesa. Wall Street é o Salvador para o Ethereum?

Raman: Eu não acho que seja uma bala de prata. A Fundação Ethereum não deveria ter que fazer tudo, e Vitalik não deveria ter que fazer tudo. Pesquisa e desenvolvimento-e a estratégia de alto nível e de ponta e roteiro para o Ethereum à prova de futuro pelos próximos 100 anos-esse é o trabalho de Vitalik.

De quem é o papel de falar sobre esses ecossistemas? É a camada de aplicativo. São instituições como etéreo.

O problema é que, uma vez que a janela do Overton mudou de ataques regulatórios para aceitação regulatória, os outros ecossistemas da camada-1, que têm empresas muito centralizadas e planejadas centralmente por trás delas, captaram a participação mental e a participação no mercado de marketing. Mas, em última análise, o melhor dos melhores é Vitalik – o melhor dos melhores são os pesquisadores da EF.

Passei anos desenvolvendo esse plano de negócios, descobrindo quando era o momento certo para atacar. Recebi uma assinatura da Vitalik e da EF-eles nos deram uma pequena bolsa para começarmos em agosto passado. Mas eu fiz muita diligência. Pesquisei muitas instituições e perguntei se esse era o momento. E foi.

Você discutiu o papel da Fundação Ethereum (EF). Alguns acreditam que a fundação é responsável por administrar o ecossistema. Como você divide os papéis entre o EF e o etéreo?

Raman: O EF tem ótimos pessoas de marketing – há muito o que fazer.

Temos todo esse ecossistema de camadas-2 que precisam de coordenação. Uma das pessoas da liderança da Fundação Ethereum sempre diz: “O Ethereum não tem um braço de desenvolvimento de negócios, tem milhares de armas de desenvolvimento de negócios”, que são todos os aplicativos, a camada 2setc.

Estamos aqui para atuar como um canal para todos os diferentes aplicativos e camadas de dois. E temos acesso a pessoas que realmente querem usar o Ethereum: os jogadores e instituições de Wall Street.

Nós vamos e para trás [with the EF] o tempo todo. Temos o melhor relacionamento com eles, mas somos o comprimento do braço. Eu vejo tudo isso como uma soma muito positiva.

Você traz as redes de camada 2. Como Wall Street vê -os? Sabemos que o Deutsche Bank está lançando uma camada-2 no ZKSYNC, e o UBS também manifestou interesse em usar a tecnologia Layer-2. Mas qual é a visão deles do que você viu?

Raman: Eu acho que vai ser muito irônico quando as pessoas olham para as críticas para a camada dois como sendo extrativas e diluídas de valor. Eu acho que Wall Street vê a camada dois como uma oportunidade.

Uma das muitas razões pelas quais eu acho que o Ethereum vencerá sobre outras camadas-1 é porque dobrou o roteiro de camada-2 e percebeu que o mundo inteiro não pertence a uma cadeia uniforme.

Existem diferentes empresas, países diferentes e estados diferentes. Todo mundo tem sua própria cultura. Você não pode encher tudo em um só lugar com um conjunto de regras.

Wall Street vê isso como uma oportunidade. Onde está o local onde você pode ganhar o máximo de dinheiro implantando ativos e aplicativos? Está na camada 2. Na camada de aplicativos, você pode controlar seu nível de personalização e privacidade. Na camada 2, você pode ter recursos de conhecimento de seu cliente (KYC). Todo esse material será extremamente crítico.

Por que Wall Street está se segurando – foi realmente apenas o aspecto da clareza regulatória, que mudou agora que há um novo governo em Washington?

Raman: Eu acho que a clareza regulatória é a resposta certa, mas talvez seja um pouco simplista demais.

Eu acho que a verdadeira questão é que não havia incentivo econômico para as instituições de Wall Street realmente usarem blockchains. Muitos deles consideravam blockchains concorrentes ou ameaçadores. Não havia como ganhar dinheiro usando blockchains, especialmente com um regime regulatório opressivo.

Com a mudança nos regulamentos e a expansão da tecnologia como o Layer-2s, Wall Street agora pode ganhar muito dinheiro usando blockchains-especificamente no Ethereum, construindo camadas-2s e ativos de corrida neles. Eles podem ganhar muito dinheiro agora e, portanto, estão todos correndo. É porque cheiram a oportunidade.

Leia mais: Vitalik Buterin, do Ethereum



Fonte