Pular para o conteúdo

Ainda vale a pena adicionar hashtags às suas postagens?

As hashtags servem a algum propósito no cenário moderno da mídia social?

Esta questão tornou-se mais proeminente em 2024, especialmente depois que Threads tomou uma decisão abordagem totalmente diferente para o uso de hashtagincluindo um limite de uma tag por atualização.

A intenção era limitar o spam de tópicos populares com atualizações não relacionadas, mas também destacou o valor decrescente das hashtags manuais, porque algoritmos e sistemas de classificação modernos agora são capazes de inferir o contexto e as informações do tópico a partir dos próprios detalhes da postagem.

Foi isso que o LinkedIn me disse no início deste anoque embora ainda suporte hashtags:

Também consideramos tópicos de conversa e palavras-chave para ajudar a trazer informações relevantes para profissionais que buscam avançar em suas carreiras.”

Avanços em capacidade de pesquisa semântica basicamente tornaram as hashtags desnecessárias para descoberta e, esta semana, o proprietário do X, Elon Musk, pediu diretamente aos usuários que parassem de adicionar hashtags às suas atualizações.

Como observa Musk, o sistema “não precisa mais delas”, o que mais uma vez aponta para o fato de que as hashtags não fornecem o mesmo valor de antes.

Mas talvez eles ainda possam ajudar a gerar mais alcance e engajamento?

Provavelmente não.

De acordo com Chefe do Instagram, Adam Mosseriembora as hashtags possam ajudar a alinhar suas postagens com determinadas comunidades, o que pode trazer alguns benefícios de descoberta, no geral, o benefício de alcance das hashtags é praticamente nenhum, enquanto o especialista do LinkedIn Richard van der Blom encontrou, em sua pesquisaque as hashtags também não ajudam mais a expandir o alcance das postagens nesse aplicativo.

Embora ainda possam servir a um propósito, em termos de construção de comunidade e aumento de conexão.

Talvez, por meio da descoberta de hashtags, você ainda possa estabelecer novos grupos e seguidores, mesmo que não estejam relacionados às tendências populares, enquanto muitas pessoas procuram adicionar tags como um comportamento habitual.

E alguns consultores e especialistas em mídia social ainda usarão hashtags como um meio de melhorar o alcance. Isso pode ou não ser verdade caso a caso, mas o feedback geral das plataformas é que as hashtags não fazem muito nesse sentido.

Na verdade, o Instagram até removeu a opção de seguir hashtags. No entanto, ao mesmo tempo, a equipe Threads ainda está recomendando que os usuários adicionem tags de tópico às suas postagens.

Portanto, há algumas notas conflitantes sobre como e por que você deve usá-las, mas o consenso geral é que as hashtags não são tão valiosas como antes, em termos de processo sistemático, porque os algoritmos e sistemas são agora muito melhores na detecção de relevância tópica. e ressonância do contexto mais amplo da postagem.

Portanto, você ainda pode adicionar hashtags e talvez descubra que elas estão ajudando você a se conectar com o público certo. Mas a sua aplicação real, em termos de ajudar as pessoas certas a encontrar o conteúdo mais relevante, não é tão significativa na era dos feeds personalizados “Para você”.

Você também pode considerar adicionar tags quando o tópico que deseja atingir não for mencionado explicitamente no texto da postagem, embora agora muitas correspondências também sejam feitas no nível do perfil, o que significa que você provavelmente alcançará o público certo , mesmo que você não inclua termos exatos.

De qualquer forma, vale a pena observar sua abordagem em 2025, ao considerar o que você precisa fazer para maximizar seu desempenho.

Com as próprias plataformas dizendo que não precisam delas, talvez seja hora de deixar as hashtags como uma consideração estratégica (se ainda não o fez).



Fonte