MARA Holdings (MARA), o maior bitcoin (Bitcoin), mineradora por capitalização de mercado, disse que está emprestando 7.377 BTC a terceiros para gerar retorno sobre suas participações e cobrir alguns custos operacionais.
Em relatório de produção divulgado sexta-feira, a MARA não identificou os mutuários nem revelou outros detalhes sobre o programa, que vincula cerca de 16% de seu bitcoin. Robert Samuels, vice-presidente de relações com investidores da empresa, disse em postagem no X que ela está obtendo um rendimento inferior a 10%.
“Tem havido um interesse significativo no programa de empréstimo de bitcoin da MARA”, Samuels postou. “Ele se concentra em acordos de curto prazo com terceiros bem estabelecidos. Gera um rendimento modesto de um dígito. Está ativo ao longo de 2024. O objetivo de longo prazo é gerar rendimento suficiente para compensar as despesas operacionais”.
A empresa produziu 890 bitcoins no mês passado, 2% menos que em novembro, o relatório de produção mostra. Ainda assim, é o segundo maior número de BTC desde a redução da recompensa pela metade em abril.
“Extraímos 249 blocos, o segundo maior número de blocos em um mês já registrado”, disse o presidente e CEO Fred Thiel no relatório. “MARAPool alcançou um impressionante crescimento anual da taxa de hash de 168% em 2024, superando o do Bitcoin taxa de crescimento da rede de 49%”.
Durante todo o ano de 2024, a MARA adquiriu 22.065 BTC a um preço médio de US$ 87.205 e extraiu 9.457 BTC adicionais, elevando seu total para 44.893 BTC. Atualmente, o Bitcoin está sendo negociado pouco abaixo de US$ 100.000. A empresa é a segunda maior proprietária de bitcoin de capital aberto, atrás apenas da MicroStrategy (MSTR).
As ações da MARA subiram 2,60% nas negociações de pré-mercado e subiram 14% desde o início do ano.