Cingapura multou nove empresas financeiras, incluindo UBS e Citigroup, US $ 27,5 milhões (US $ 21,5 milhões) Após uma investigação no maior escândalo de lavagem de dinheiro do país, que envolveu a apreensão de ativos que variam de imóveis de luxo a criptomoeda.
A autoridade monetária de Cingapura (MAS) anunciou que a unidade local do Credit Suisse, agora parte do UBS, enfrentou a maior penalidade de US $ 5,8 milhões por lacunas em lavagem de dinheiro (AML) controles, Bloomberg relatado. O negócio de Cingapura do Citigroup também foi multado por lapsos de conformidade.
A aplicação encerra uma investigação de dois anos em um grande número de US $ 3 bilhões (US $ 2,2 bilhões) Caso revelado em 2023.
Dez indivíduos de origem chinesa, apelidados de gangue Fujian, foram condenados, enquanto dois ex-bankers foram acusados no ano passado por seu envolvimento.
As autoridades apreenderam dinheiro, propriedade, bens de ponta e criptomoeda ligados ao caso. As empresas envolvidas estão tomando medidas corretivas e o regulador planeja monitorar o progresso de perto.