A TotalEnergies, uma das maiores empresas globais do setor de energia, deu um grande salto na eficiência interna ao adotar a inteligência artificial generativa. Em colaboração com a Microsoft, a empresa implementou 30 mil licenças do Microsoft 365 Copilot para seus funcionários. Depois de apenas um ano, 70% dos colaboradores já recomendavam o Copilot para seus colegas, destacando seu alto nível de aceitação e utilidade diária.
De gás natural e biocombustíveis a eletricidade e petróleo, a TotalEnergies está entre os principais produtores e fornecedores de energia do mundo. Comprometida com tecnologias emergentes, a empresa está desenvolvendo agentes autônomos projetados para apoiar suas atividades estratégicas, incluindo o MARGE — uma ferramenta dedicada à manutenção industrial — e o BuyerCompanion, um agente que simplifica e agiliza determinados processos de compras.
Há muitos anos, a TotalEnergies integra totalmente a IA em suas operações, sendo uma das primeiras empresas a utilizar machine learning para otimizar desempenho e eficiência. “A IA não é apenas uma tecnologia; é uma alavanca estratégica para reinventar nossos negócios”, enfatiza Olivier Lacroze, diretor de Serviços Globais de Tecnologia da Informação da TotalEnergies.
Na era atual da IA generativa, essa afirmação é especialmente verdadeira, pois impulsiona maior inovação e aprimora as experiências de colaboradores e clientes. “A IA acelera nossa transformação; nós a utilizamos para potencializar nossa equipe, ampliando sua capacidade de inovação e eficiência, sempre mantendo as pessoas no centro das decisões”, acrescenta Lacroze.
Implantando ferramentas poderosas em todos os níveis
A liderança da TotalEnergies agiu rapidamente para adotar a IA generativa. A ideia era liderar pelo exemplo e impulsionar a mudança em toda a organização. “Nossa abordagem envolve cultivar uma cultura robusta de IA, garantindo que uma base ampla de colaboradores esteja bem familiarizada com essas tecnologias”, afirma Lacroze.
A adoção começa com a experimentação e a empresa escolheu o Microsoft 365 Copilot. Inicialmente testada com um pequeno grupo de colaboradores no final de 2023, a solução foi apresentada à alta gestão no início de 2024 e, em poucas semanas, implementada para quase 30 mil funcionários.
“Percebemos rapidamente que implementar IA não seria suficiente se a equipe não assumisse o protagonismo”, diz Lacroze. “Estabelecemos um sistema de suporte abrangente para incorporar essas práticas no longo prazo, antes de medir e direcionar a adoção.”
Construindo uma forte cultura de IA
Simultaneamente, o grupo desenvolveu uma jornada estruturada de integração para fomentar uma sólida cultura de IA. Nas primeiras semanas de uso do Microsoft 365 Copilot, foi introduzido um extenso programa de treinamento em larga escala, organizados workshops práticos e construída uma comunidade abrangente de suporte.
Para incentivar a adoção, a TotalEnergies lançou um programa completo de sensibilização e desenvolvimento de competências, combinando treinamentos presenciais, webinars, sessões de perguntas e respostas e recursos dedicados. Uma equipe exclusiva foi designada para supervisionar essa estratégia, atender às necessidades dos usuários e fornecer suporte contínuo. Nesse contexto, uma média de um evento por dia foi realizada durante todo o período de implantação.
Os resultados foram rápidos e tangíveis. Hoje, 70% dos usuários recomendam o Copilot aos colegas, refletindo tanto a rápida adoção quanto o valor percebido. O uso aumentou: 70% dos colaboradores utilizam semanalmente, e quase metade diariamente. Esses dados demonstram a integração fluida às operações diárias e refletem sua ampla aceitação entre os funcionários.
Adoção de agentes de IA
Dando prosseguimento ao seu plano de pioneirismo em IA, a TotalEnergies está trabalhando em agentes capazes de buscar informações, automatizar tarefas específicas e facilitar a tomada de decisão para colaboradores na linha de frente. O objetivo, segundo Lacroze, é entregar valor real ao negócio ao atender necessidades operacionais específicas. Para isso, diversas aplicações de alto valor foram desenvolvidas, especialmente na área de agentes autônomos de IA.
Dentre estes está o “MARGE” — sigla para Machine Assisted Reliability and Graving Engine (Confiabilidade assistida por máquina e motor de gravura) — um agente baseado no Microsoft Copilot Studio e implantado com o apoio das equipes do Microsoft Industry Solutions. Projetado para manutenção industrial, o MARGE analisa e classifica automaticamente relatórios de intervenções. Processos que antes eram realizados manualmente agora apresentam maior confiabilidade, evidenciada por uma melhoria de 25% a 45% na identificação das causas das falhas.
No setor de compras, o agente “BuyerCompanion” possibilita a industrialização dos processos de aquisição para transações de até 50 mil euros. Com suporte da Witivio, que oferece soluções de IA para a suíte colaborativa da Microsoft, e utilizando o Microsoft Copilot Studio, Lacroze explica que “o agente agiliza processos que vão da elaboração de especificações à identificação de fornecedores.” Além disso, identifica acordos de frameworks relevantes com base nas necessidades expressas, garante conformidade com as regras da empresa e gera recomendações personalizadas. “Isso deve nos permitir economizar 10% em certas compras.” Já operacional na França, o agente poderá, futuramente, apoiar 15 mil colaboradores em todo o mundo.
Inovação com total controle
Além do MARGE e BuyerCompanion, mais de trinta aplicações foram implantadas ou estão em desenvolvimento. A relevância dessas aplicações é avaliada com base em critérios estabelecidos, incluindo valor para o negócio, frequência de uso e potencial impacto nas operações da empresa.
Sujeitos a controles rigorosos envolvendo cibersegurança, arquitetura de TI e compliance, esses agentes também provocaram uma reavaliação da organização interna e dos papéis das partes interessadas. “A TotalEnergies criou um comitê interno de validação para avaliar o valor que o agente trará, sua viabilidade técnica e arquitetural, segurança cibernética e para evitar agentes redundantes.”
O roteiro para os próximos meses inclui manter e expandir as soluções existentes, além de desenvolver plataformas de orquestração de múltiplos agentes. “A TotalEnergies enfrentou desafios organizacionais ao esclarecer responsabilidades, migrar de uma abordagem orientada a projetos para uma orientada a produtos, estabelecer rituais regulares de gestão e gerenciar proativamente as competências”, acrescenta Lacroze.
É um novo desafio tecnológico, cultural, organizacional e humano — que a empresa está determinada a enfrentar. “Precisamos educar e tranquilizar; trata-se de potencializar pessoas, não substituí-las. É preciso encontrar o equilíbrio entre rigor e agilidade, e entre inovação e segurança. Esse é o segredo para implantar IA em larga escala, de forma responsável e sustentável”, conclui Olivier Lacroze.





