Timão vai receber R$ 59 milhões por temporada em novo acordo com a empresa; valor pode atingir até R$ 1,3 bilhão somando prêmios e outros ganhos variáveis Mundial de 2000 é a inspiração para nova camisa do Corinthians e tema de quiz
O martelo acaba de ser batido: o Corinthians vai seguir com a Nike. A fornecedora, segundo apuração junto a fontes do clube, aceitou os termos pedidos pelo contratante nesta terça-feira e assim fica encerrada a conversa com a Adidas.
O presidente interino do Corinthians, Omar Stabile, já assinou o memorando de entendimento.
O valor mais que dobra os termos do contrato atual – que iria até dezembro. Serão agora R$ 59 milhões anuais por dez anos – valores corrigidos anualmente, o que segundo fontes do clube não ocorria no compromisso anterior.
A estimativa é de que o novo vínculo possa render até R$ 1,3 bilhão ao Corinthians até 2036, considerando prêmios, materiais e outros ganhos variáveis. Vale ressaltar que essa é uma projeção no cenário mais otimista, tanto de vendas de produtos quanto de títulos conquistados.
Nova camisa do Corinthians
Divulgação / Nike
Caso fechasse com a Adidas, o Corinthians muito provavelmente enfrentaria uma disputa judicial longa e custosa. Isso porque a Nike acionou unilateralmente uma cláusula de renovação automática do contrato até 2029.
O Timão, porém, não reconhece a validade deste vínculo, já que ele foi efetivado pela Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil desde dezembro de 2020, e não diretamente pela empresa norte-americana.
O Corinthians diz garantir no novo contrato com a Nike o que chama de “melhores entregas”, relativas a prazo, quantidade e também qualidade dos produtos, um pleito da torcida.
Para convencer o Timão, a empresa aceitou formular uma oferta ao clube que, além de ampliar os ganhos financeiros, contou com flexibilização de regras e perdão de dívidas.
A fornecedora de material esportivo aceitou abrir mão de percentual do lucro do Timão com roupas e acessórios licenciados fabricados por outras empresas. Por exemplo: no ano passado o clube fechou parceria com a marca Approve. Porém, a Nike teve que aprovar o acordo e ainda ficou com uma parte das receitas.
Além disso, a empresa concordou em não cobrar valores que tinha a receber do Corinthians por materiais fornecidos acima da cota anual. No ano passado, por exemplo, o clube utilizou R$ 12 milhões em produtos, mas por contrato teria direito a R$ 4 milhões.
Parceira do Timão desde 2003, a companhia norte-americana trata o clube como prioridade no Brasil. Atualmente, o Corinthians é o único da Série A vestido pela marca. Em 2026, Atlético-MG e Vasco também usarão uniformes da empresa.