Dizer que os fundos negociados em bolsa (ETFs) de bitcoin à vista superaram as expectativas em seu primeiro ano no mercado é, na melhor das hipóteses, um eufemismo. Em vez disso, talvez seja mais correto dizer que eles chocaram a indústria em sua essência.
“Qual foi o tamanho do primeiro ano dos ETFs Bitcoin?” Analista de ETF da Bloomberg Intelligence, James Seyffart escreveu no X. “ENORME.”
O iShares Bitcoin Trust (IBIT) da BlackRock teve o lançamento de maior sucesso na história dos ETFs dos EUA, acumulando mais de US$ 52,3 bilhões em ativos em seu primeiro ano (uma combinação de grandes entradas e o forte aumento no preço do bitcoin), segundo Seyffart.
Três dos outros ETFs de bitcoin à vista, o Fidelity Wise Origin Bitcoin Fund (FBTC), o ARK 21Shares Bitcoin ETF (ARKB) e o Bitwise Bitcoin ETF (BITB) – também estiveram entre os 20 principais lançamentos de ETF dos EUA de todos os tempos.
Os últimos doze meses na criptografia foram “importantes”, disse Matt Horne, chefe de estrategistas de ativos digitais da Fidelity Investments. Na verdade, o FBTC é o maior produto negociado em bolsa do gigante da gestão de fundos, com quase 19 mil milhões de dólares em ativos sob gestão, de acordo com o website da empresa.
“Embora estivéssemos otimistas com o lançamento dos ETPs de Bitcoin, a demanda excedeu nossas expectativas em todos os segmentos de clientes, incluindo investidores de varejo, consultores, instituições e muito mais”, disse Horne. “Dado que esses produtos tiveram um tremendo crescimento de ativos e agora têm um ano de desempenho, esperamos ver a adoção contínua nos segmentos de consultores e clientes institucionais.”
Para onde ir a partir daqui?
Embora alguns fundos de cobertura ou fundos de pensões tenham atribuído dinheiro modesto aos ETF à vista, a maioria das entradas veio de investidores não profissionais. Isso, no entanto, poderia mudar.
“Os fluxos recordes ocorreram apesar do atraso de algumas agências de notícias, consultores financeiros e algumas empresas financeiras dos EUA proibindo os funcionários de possuir bitcoin ou altcoins em seus portfólios pessoais”, disse Mark Connors, fundador e estrategista-chefe de investimentos da Risk Dimensions, ao CoinDesk.
“Com mais apoio dos RIA/Consultores e provavelmente das agências de notícias e o vento favorável dos preços, os fluxos de 2025 ultrapassarão facilmente os de 2024”, acrescentou.
De acordo com Nate Geraci, presidente da ETF Store, 2025 pode ser o “Ano dos Crypto ETFs”. Ele prevê que mais de 50 ETFs criptográficos serão aprovados sob a nova liderança da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, incluindo fundos spot Solana e XRP, bem como produtos baseados em opções e ações.
“Gary Gensler sempre se referiu à criptografia como o “Velho Oeste”, escreveu Geraci em um post no O Educador ETF. “Sob a administração Trump, acho que é exatamente isso que obteremos da perspectiva do ETF.”