Um membro do think tank de criptografia Coin Center entrou com uma ação contra o procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, na quinta-feira, buscando a garantia de um juiz de que o Departamento de Justiça (DOJ) não será capaz de processar seu próximo projeto de criptografia por violar as leis de transmissão de dinheiro no futuro.
A ação, movida pelo empresário de blockchain Michael Lewellen, afirma que o processo criminal do Departamento de Justiça (DOJ) contra desenvolvedores de software que publicam software de criptomoeda sem custódia – incluindo os processos em andamento do desenvolvedor do Tornado Cash, Roman Storm, e do cofundador da Samourai Wallet, Keonne Rodriguez – é inconstitucional e viola a Primeira e a Quinta Emendas.
Além de ser inconstitucional, afirma o processo, o processo do DOJ contra desenvolvedores de criptografia “trai[s] suas próprias representações ao público”, que, a menos que os promotores tenham “controlo total e independente sobre o valor” que está a ser movimentado, não estão a agir como transmissores de dinheiro.
O processo de Lewellen ocorre em meio a preocupações crescentes sobre a perseguição governamental aos desenvolvedores de software de criptografia de privacidade, tanto nos EUA e no exterior. Storm, do Tornado Cash, pode pegar até 45 anos de prisão se for condenado por todas as acusações relacionadas ao seu trabalho com o serviço de mistura de criptografia; Rodriguez enfrenta uma sentença máxima de 25 anos por criar a Carteira Samourai. Ambos os homens se declararam inocentes e serão julgados este ano.
Na ausência de um quadro regulamentar e jurídico claro para as criptomoedas, processos judiciais preventivos como o de Lewellen estão a tornar-se cada vez mais comuns. No ano passado, dois artistas de NFT entraram com uma ação contra a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) buscando uma sentença declaratória semelhante que os protegesse de penalidades civis da SEC.
Através de seu traje, Lewellen está tentando evitar o destino de Rodrigez e Storm. Seu próximo projeto, Pharos, é essencialmente um Kickstarter baseado em criptografia. Construída no Ethereum, sua plataforma de crowdfunding usará um tipo de contrato inteligente que ele chama de “contratos de garantia” para garantir que os doadores receberão automaticamente seu dinheiro de volta se o projeto não for totalmente financiado. O projeto também terá recursos de privacidade que impedem que os doadores de um projeto sejam publicamente identificáveis.
Como criador e editor do software Pharos, Lewellen receberá apenas uma taxa pré-determinada de projetos bem-sucedidos. De acordo com seu processo, “ele nunca terá controle sobre a criptomoeda que passa por Pharos”.
Garland, que foi nomeado pelo presidente Joe Biden, deixará em breve o DOJ. A escolha do novo presidente Donald Trump para substituir Garland como procuradora-geral, a ex-procuradora-geral da Flórida Pam Bondi, está atualmente passando por audiências de nomeação. O sucessor de Garland será automaticamente substituído como réu nomeado na ação após sua saída do DOJ.