Ex-goleiro foi bicampeão Estadual em 2000 e 2001 pela equipe que representava a cidade à época
Ídolo do Juventude, goleiro Jean vai torcer pro Primavera na decisão
O ex-goleiro Jean Carlos que jogou com a camisa do Juventude por quatro temporadas contou um pouco da sua história ao ge. Jean é tricampeão Mato-Grossense, duas pelo Juventude de Primavera do Leste (2000 e 2001) e uma pelo Operário VG em (1997).
Atualmente, quem representa a cidade de Primavera do Leste é o Gigante Roxo, que está na final do Campeonato Mato-Grossense contra o Cuiabá, e Jean não esconde para qual time vai torcer na final.
– Eu não vou ficar em cima do muro, estou torcendo pro Primavera. Eu sei que é difícil. Sei que a equipe do Cuiabá é uma equipe estruturada, é uma equipe de Série B, mas o futebol tudo se resolve dentro de campo, é 11 contra 11. Eu não vou ficar em cima do muro, vou torcer pro Primavera.
Há 15 anos trabalhando na área do futebol em uma escolinha na cidade de Várzea Grande, com crianças de 5 a 14 anos, Jean Carlos lembra do tempo em que atuou no Estádio Asa Delta e no Cerradão, na cidade de Primavera do Leste.
– Além de ser campeão, é legal, gente, tá revivendo isso, né? Pra um goleiro é um pouco mais difícil, o goleiro não pode errar. Se o time estiver bem, mas o goleiro falhar, a culpa é do goleiro, né? Mas, graças a Deus, eu tive essa oportunidade de ser campeão lá. Nesse mesmo ano, eu fui considerado o melhor goleiro do estado de Mato Grosso.
Juventude de Primavera do Leste
Arquivo Pessoal
Fundado em 2019, o Primavera Atlético Clube ingressou no futebol profissional em 2022, sendo campeão da Segunda Divisão do Mato-grossense em 2023. No ano passado, o clube ficou na sétima colocação na estreia pela elite do estadual.
– Tem uma raizinha, uma sementinha que foi plantada lá atrás. E hoje está dando fruto, graças à população primaverense, que abraçou o Primavera, e espero que eles realizem o sonho deles de serem campeões – disse o ex-goleiro.
> Primavera conquista vagas na Copa do Brasil, Série D do Brasileiro e Copa Verde de 2026
Jean iniciou a carreira na Portuguesa-SP, se profissionalizou no Operário VG, atuou por Comercial-MS, União Bandeirante-PR antes de chegar no Diamantino Esporte Clube. A equipe era treinada por Mosca ex-meia ídolo do Operário VG que jogou no Corinthians, na Ponte Preta e no Paulista-SP.
O Diamantino chegou a semifinal do Campeonato Mato-grossense em 1999, sendo eliminado nos pênaltis para o Sinop que seria o campeão estadual daquele ano. Após boa participação na competição, Jean foi contratado para assumir a meta do Juventude.
Em 2000, a equipe chegou a final justamente contra o Sinop que tentava o terceiro título estadual, já que tinha sido campeão em 1998 e 1999. O Primavera espera surpreender o Cuiabá, assim como o Juventude venceu o Sinop.
> Tudo sobre a final: Cuiabá e Primavera decidem título do Mato-grossense na Arena Pantanal
– Não era o favorito, mas Graças a Deus, nós conseguimos um objetivo que na época era quase impossível. Ninguém acreditava. Nós éramos os azarões da época. E graças a Deus conseguimos conquistar o título.
Cuiabá e Primavera se enfrentam neste sábado, a partir das 15h30 (de MT), na Arena Pantanal, pelo jogo de volta da final do Campeonato Mato-grossense. O jogo terá transmissão ao vivo da TV Centro América e em tempo real no ge.globo/mt.