O fornecimento de stablecoins em Solana saltou 112% em janeiro para uma alta recorde de US $ 11,1 bilhões, disse o ccdata (uma subsidiária da Coindesk) em um Relatório de pesquisa na sexta -feira.
A onda coincidiu com o lançamento do Memecoin $ Trump de Donald Trump, que causou uma onda de entradas na rede, de acordo com o relatório. O Stablecoin Supply aumentou 73,6% desde que o $ Trump foi lançado em 18 de janeiro.
A atividade de negociação em torno de US $ Trump resultou em atividades recordes em trocas descentralizadas (DEXs) e contribuiu para o Stablecoin Supply on Solana, superando seu registro anterior estabelecido em 2022 e se tornando a terceira maior rede por trás do Ethereum e Tron, com base nessa métrica.
O relatório também disse que a capitalização de mercado de Todos os StableCoins passaram US $ 200 bilhõestendo crescido em US $ 37 bilhões desde que Trump venceu a eleição dos EUA em novembro.
O aumento da oferta também coincidiu com uma diminuição no domínio do USDT da Tether, o maior stablecoin com um valor de mercado de cerca de US $ 140 bilhões. De acordo com o CCDATA, sua participação no setor caiu de 67,5% para 64,9% em janeiro, a mais baixa desde maio de 2023.
Um desses beneficiários dessa tendência parece ser o USD do Ripple, que se tornou o quarto maior Stablecoin, negociando volume de trocas centralizadas em janeiro, segundo o relatório.
Ripple passou grande parte dos últimos anos travados em uma batalha legal com a Comissão de Valores Mobiliários e Exchange dos EUA (SEC). O “Efeito Trump” ajudou o XRP de token nativo a saltar 33% a negociar por mais de US $ 3,10 este mês, e CEO Brad Garlinghouse falou de um solavanco em acordos e contratação nos EUA também.
Leia mais: Arquivos em escala de cinza proposta da SEC para converter o XRP Trust em ETF