
O senador dos EUA, Ron Wyden, o principal democrata do Comitê de Finanças do Senado, continua sua investigação sobre se Dan Morehead, o fundador do gerente de ativos Pantera Capital, procurou evitar pagar impostos através de sua mudança para Porto Rico.
A investigação de Wyden sobre se Morehead cometeu a evasão fiscal começou em janeiro e está focado em como o fundador do Pantera relatou impostos sobre sua parte dos recursos após uma grande venda de criptografia pela empresa. De acordo com um comunicado de imprensaWyden está analisando especificamente se Morehead “deturpou[ed] Seu status de residência “quando Pantera gerou mais de US $ 1 bilhão em ganhos de capital com as vendas de criptografia, alegando que seus lucros com a venda ocorreram enquanto ele estava em Porto Rico. Os moradores do território dos EUA não pagam imposto de renda sobre ganhos de capital.
“É meu entendimento da sua parte desses ganhos … foi centenas de milhões de dólares”, disse Wyden em a cartaenviado na quarta -feira. “É também o meu entendimento de que você tratou o inteiro [gain] isento do imposto americano, mesmo que a parte do leão desses ganhos seja acumulada enquanto você ainda residia na Califórnia. Essas são alegações graves de abuso potencial de incentivos fiscais de Porto Rico para evitar o pagamento dos impostos americanos que você deve abordar imediatamente “.
A carta de Wyden alegou que os advogados de Morehead “quase desapareceram”, apesar de inicialmente se envolver com sua equipe. Ele também disse na carta que acredita que Morehead foi aconselhado por Jeffrey Rubinger, um advogado de Miami que aconselhou outro cliente que “recentemente se declarou culpado de um esquema de fraude fiscal” vinculada às mesmas regras tributárias de Porto Rico.
Um porta -voz do Pantera encaminhou Coindesk a uma declaração anterior de Morehead, quando ele disse ao New York Times Em comunicado no início deste ano, “acredito que agi adequadamente em relação aos meus impostos”.
A investigação de Wyden não carrega todo o peso de uma investigação do Comitê de Finanças do Senado no momento, já que os democratas são o Partido Minoritário no Senado e o presidente do comitê Mike Crapo – o principal republicano do comitê – não parece ter se unido à investigação neste momento.
A carta de Wyden ocorreu no mesmo dia em que o Comitê de Finanças do Senado realizou uma audiência sobre questões fiscais de criptografia especificamente. Testemunhas na audiência alertaram que o IRS poderá em breve enfrentar um dilúvio de relatórios tributários.
