Tricolor finaliza 11 vezes para anotar quatro gols fora de casa e encerrar jejum de vitórias Dois conceitos passam pela construção da goleada do Botafogo-SP em cima do Atlhetico-PR na Ligga Arena, pela sexta rodada da Série B: resiliência e efetividade. Os dois aspectos, na visão do técnico Márcio Zanardi, foram essenciais para que o time virasse o placar em 4 a 1 na casa do adversário e conseguisse a primeira vitória na Série B.
O Tricolor encerrou um jejum que já durava 82 dias. Não vencia desde 11 de fevereiro. Foram cinco derrotas e três empates no período.
Jonathan Cafu comemora seu gol pelo Botafogo-SP contra o Athletico-PR Campeonato Brasileiro Série B 2025
Gabriel Machado/AGIF
“Não é sempre que você faz 4 a 1 no Athletico”, diz Zanardi
Dê suas notas após a goleada
O primeiro conceito, da resiliência, se dá por essa situação, também. Além disso, o Bota, mesmo com um a mais desde os dez minutos do primeiro tempo, saiu perdendo. Ainda no primeiro tempo virou com Leandro Maciel, de pênalti, e Jonathan Cafú.
– A gente já vinha bem no jogo, mesmo com números iguais. Claro que jogar com jogador a menos você tem uma superioridade numérica, e mesmo assim tomamos o gol com um a menos. A gente teve que ter maturidade para ficar com a bola, construir o placar, ter coragem para jogar e o jogo foi se desenvolvendo. A gente sabia que a torcida do Athletico-PR estava pressionando bastante e jogando contra, e tivemos que usar essa parte em nosso favor. Aí, com certeza, um placar de 4 a 1, conseguimos a vitória – disse.
– E a gente veio aqui muito forte. Nossa semana foi muito boa, trabalhamos muito a parte mental. Quero dar mérito à minha comissão técnica e ao preparo mental. Não é fácil fazer cinco jogos sem vencer. A gente veio construindo um trabalho importante. Hoje as bolas entraram, mas temos que trabalhar mais para que as coisas aconteçam de forma natural – afirmou o treinador.
Athletico-PR x Botafogo-SP Campeonato Brasileiro Série B 2025
Robson Mafra/AGIF
O segundo conceito, da efetividade, enfim apareceu ao Tricolor. Neste jogo, foram 11 finalizações e quatro gols marcados. Nas cinco partidas anteriores, por exemplo, o time tinha feito apenas três gols, apesar de chegar bem ao ataque, com exceção da derrota para o Vila Nova.
– A gente vinha fazendo grandes jogos, tirando o jogo contra o Vila Nova, que merecemos a derrota, a gente vinha fazendo grandes jogos em casa e as coisas não aconteciam. Se você sai na frente, transfere mais responsabilidade para o adversário, tem que correr mais.
Leandro Maciel comemora gol pelo Botafogo-SP contra Athletico-PR na Série B
Igor Barrankievcz/Agência Botafogo/Divulgação
Com cinco pontos em seis jogos, o Tricolor deixou o Z-4 e agora ocupa a 16ª posição. O time volta a campo na próxima segunda-feira, às 19h, quando recebe o Athletic-MG no Estádio Santa Cruz/Arena Nincet.