A prova, realizada em Petrolina, tem presença confirmada de atletas do Brasil, Quênia, Etiópia, Uganda,  Paraguai, Argentina,  Espanha e Bélgica Atletas estão nos preparativos para a segunda edição da Corrida Rústica do Agronegócio
No próximo domingo, as ruas de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, serão palco da segunda edição da Corrida Rústica Internacional do Agronegócio. A prova conta com percursos de 5km e 15km, reunindo 1,3 mil  atletas, número  30% superior à marca de 2024, quando  mil atletas participaram da prova.  A largada será às 6h30.
Entre os atletas de elite na corrida de rua, o público vai poder conferir a performance de corredores como os quenianos Viola Koskei, Wilson Maina, Edwin Kipleting, Vivian Kiplagat, além de Emily Chebet e Abhaam Kiplimo, ambos de Uganda.  Competidores do o Paraguai, Argentina,  Espanha e Bélgica também estão confirmados.
Grandes nomes do atletismo do Brasil  também vão participar da Corrida Rústica, como Justino Pedro, melhor brasileiro na última edição da Maratona do Rio,  Márcio Leão, Givaldo Sena, Aline Prudencio, Núbia Oliveira, Jeane Barreto, Raimunda Jesus.
 – A expectativa é de um nível técnico elevadíssimo, reforçando a reputação da prova como a mais rápida do Brasil na distância de 15km – afirma Núbia.
Na primeira edição, os corredores do continente africano brilharam. A competição, que tem chancela da World Athletics, organização que gere o atletismo mundialmente, foi vencida por atletas do Quênia e da Etiópia.
Africanos vencem a Corrida Rústica Internacional do Agronegócio em Petrolina
A prova também conta com a presença de corredores amadores, pessoas com deficiência (PCD) e, mais uma vez, uma categoria especial para profissionais que atuam no agro. Ao todo serão distribuídos R$ 100 mil em premiação entre os atletas que vão compor os pódios geral, categoria agro e PCD. Também serão destacados com troféu os três primeiros colocados por faixa etária masculino e feminino nos 15 km (18-29 anos, 30-39 anos, 40-49 anos, 50-59 anos, 60+).
Mudanças nos percursos
Corrida Rústica do Agronegócio em Petrolina
Minussi Audiovisual  / Divulgação
Neste ano, a organização implementou mudanças significativas nos percursos de 5km e 15km, visando aprimorar a experiência dos corredores. O trajeto de 15km, diferentemente do ano passado, não incluirá o trecho “Beira D’água”, com os atletas retornando próximo ao posto All timer e, em vez de entrar diretamente para a chegada em frente à Seiva do Vale, seguirão até a proximidade do retorno da PRF, para então pegar a via local e chegar ao ponto de largada e chegada.
Uma das principais inovações é a aferição oficial do percurso de 5km pelo World Athletic. Essa certificação é um marco importante, pois a prova de 5km da Corrida do Agronegócio é a única no calendário da World Athletics que pode garantir vagas para atletas no Sul-Americano de Corrida de Rua.
– Essa particularidade atrai corredores de diversas regiões do país em busca dessa qualificação. Os mapas detalhados dos percursos de 5km e 15km estão disponíveis e serão divulgados para os atletas. A largada e chegada para ambas as distâncias acontecem em frente à Seiva do Vale, no mesmo local, otimizando a logística do evento –  afirma Marciano Barros, coordenador técnico do evento.
