Alonso cobra engenheiro no rádio: "Perdemos posições por diversão?"

2–3 minutes

Bicampeão da Aston Martin reclamou de estratégia no GP da Inglaterra deste domingo, após largar em sétimo e chegar apenas na nona colocação Fórmula 1 divulga o calendário de 2025 com 24 etapas, e GP de São Paulo
A Aston Martin viveu dois momentos distintos no GP da Inglaterra deste domingo: se teve Lance Stroll perto da possibilidade de um pódio na parte final da corrida após largar em 17º, o time lidou também com um Fernando Alonso frustrado por ir do sétimo ao nono lugar na prova. Ainda nas voltas iniciais, o bicampeão disparou pelo rádio queixando-se por visitar os boxes mais tarde que o esperado.
Fernando Alonso chegou em nono lugar no GP da Inglaterra de F1 2025
Zak Mauger/LAT Images
– Os pilotos para quem perdemos posições tem pneus piores ou foi só por diversão? – perguntou o veterano ao seu engenheiro Andrew Vizard, na 16ª volta.
– Ocon, em sétimo, é o único com pneus significativamente velhos – respondeu o engenheiro.
– Surreal como você nunca consegue acertar comigo – respondeu o veterano.
Fernando Alonso largou em sétimo e chegou só em nono lugar no GP da Inglaterra de F1 em 2025
Glenn Dunbar/LAT Images
Alonso largou em sétimo lugar com pneus intermediários e, como a maior parte dos pilotos na parte da frente da classificação, optou por seguir com eles considerando que voltaria a chover forte, em breve.
Seu primeiro pit stop foi na volta 11, acompanhando os líderes da prova – Max Verstappen, Lando Norris, Oscar Piastri, e o rival Lewis Hamilton. Mas, enquanto o restante conseguiu manter suas posições, o bicampeão se viu em décimo nos giros que sucederam o pit stop.
O heptacampeão completou mais 26 voltas com um novo conjunto de pneus intermediários antes de passar aos médios a 15 giros do fim. Ganhou duas posições e fez seu segundo pit stop na volta 38, parada que acabou mandando-o pra 14º, na penúltima colocação.
Além de Stroll, que fez trocas mais antecipadas por arriscar com os pneus slick no início da corrida, Alonso foi o único piloto do top 10 a parar pela segunda vez nesta altura da prova.
Fernando Alonso faz pit stop no GP da Inglaterra da F1 em 2025
Mark Thompson/Getty Images
– A primeira parada foi dois ou três voltas muito tarde; a segunda, dois ou três voltas muito cedo. E esse pode ser o diferencial para acabar no pódio, como Nico (Hulkenberg) saindo de 18º, ou acabar no meio (do grid) como a gente – lamentou o piloto, em entrevista à “DAZN”.
Stroll, por outro lado, foi do 12º ao quarto lugar no início da corrida – ganhando cinco colocações só na largada graças aos pit stops incipientes de seus rivais, e beneficiando-se ainda dos abandonos de Gabriel Bortoleto, Liam Lawson e Franco Colapinto. O canadense chegou em sétimo lugar.
Alonso brincou que passaria a fazer tudo que o colega de equipe faz por considerar o time de estrategistas de Stroll mais eficaz; porém, voltou a falar sério ao comentar sobre a troca de informações entre as duas garagens:
– Se o outro carro está na terceira posição, não sei como deste lado do garagem poderíamos pegar alguma informação, sabe? Porque meio que está tudo em casa.