Análise: Paiva fracassa em meta que estabeleceu, e Botafogo sai da Copa com postura frustrante

3–4 minutes

Treinador não consegue alcançar seu objetivo de fazer o time ter mais controle de bola, e Alvinegro ameaça pouco a equipe paulista nas oitavas de final da Copa do Brasil Renato Paiva resume sentimento após eliminação do Botafogo: “Orgulho”
Na entrevista coletiva na véspera do jogo contra o Palmeiras, o técnico do Botafogo, Renato Paiva, afirmou diversas vezes que treinou e esperava seu time “com mais posse de bola” em relação às partidas contra PSG e Atlético de Madrid. Em campo, o que se viu no sábado, na Filadélfia, foi muito diferente. Um time com uma postura basicamente oposta à meta estabelecida por seu treinador.
+ Botafogo fará reunião na volta ao Brasil para definir futuro de Jair
O Botafogo adotou um comportamento defensivo e, nos poucos momentos em que teve a bola, não conseguiu manter uma posse efetiva, ao contrário do que ocorrera nos confrontos com os times europeus.
— Eu espero que o Botafogo seja equilibrado e completo. Analisando o torneio, falta um pouco controlar a bola. Quero melhorar para o jogo de amanhã, ter mais bola para tentar conseguir o Palmeiras. Espero uma equipe completa — afirmou Paiva na sexta-feira.
A postura não passou somente por ter atuado com três volantes — mesma formação usada (e elogiada) contra os times europeus —, mas também pelas atuações individuais e pela forma como o coletivo se comportou para reagir à marcação do Palmeiras.
+ Botafogo comprou jogadores pelos preços de Paulinho e Vitor Roque no Palmeiras? Compare investimentos
O início de jogo, principalmente, foi muito ruim. O Botafogo mais destruiu do que construiu. E mesmo a postura para desarmar era bem diferente do adversário. Quando perdia a bola, especialmente no primeiro tempo, o Palmeiras não dava respiro aos jogadores alvinegros. Mordia imediatamente e muitas vezes tomava a bola rapidamente.
Botafogo posado time Palmeiras
Caean Couto/Reuters
Já o Botafogo permitia a troca de passes dos palmeirenses e não demonstrava a postura esperada por seus torcedores. O jogo dos três volantes explica muito a atuação ruim. Sem Gregore, a responsabilidade de atuar ao lado dos zagueiros para iniciar a construção ficou com Allan e Marlon Freitas.
Dessa forma, um dos dois meio-campistas sempre precisava recuar mais do que o normal para pegar a bola — consequentemente, o time perdeu um homem na fase de criação no círculo central.
+ Paiva cita preço de Paulinho e elogia Botafogo: “Orgulhosos de termos perdido nos detalhes”
A atuação na reta final do primeiro tempo melhorou quando Allan se juntou mais à direita, fazendo tabelinhas com Artur e Vitinho e conseguindo furar a defesa do Palmeiras. Não houve sucesso nas invasões na área para cruzamento.
O Palmeiras foi mais incisivo no segundo tempo. Mais forte no ataque, o clube paulista parou em boas defesas de John para não abrir o placar. No lado do Botafogo, a estratégia não mudou: apenas sobreviver e esperar o tempo passar. Parecia um tique-taque para o gol adversário.
“Orgulhoso pela participação, mas frustrado por hoje”, afirma Pedro Dep | A Voz da Torcida
Em jogos grandes, geralmente o detalhe decide. No caso, foi um lance individual de muita felicidade de Paulinho. Por mais méritos do Palmeiras, o resultado passa muito pela postura do Botafogo. Ou pela falta dela.
O time só tentou atacar após o placar adverso. Fazer em 15 minutos o que não conseguiu em 105. Bateu com a cara na porta, é claro. Pressionou muito, mas sem sucesso. Já era tarde.
+ Veja a tabela completa da Copa do Mundo de Clubes
+ Onde a bola rola: conheça os 12 estádios da Copa do Mundo de Clubes 2025
+ Mata-mata: a batalha dos camisas 10 na Copa do Mundo de Clubes
A campanha do Botafogo na Copa do Mundo de Clubes tem muitos méritos, mas o desempenho contra o Palmeiras lembrou mais um time com medo de perder do que um com vontade de ganhar.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
+ O mercado do Cartola vai fechar! Monte seu time agora!
Initial plugin text
🗞️ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv
Palmeiras x Botafogo – Melhores Momentos do 2º Tempo