Conheça o ex-Guarani que saiu do Pantanal e brilha na Inglaterra em clube de Modrić

2–3 minutes

Primeiro brasileiro do Swansea City, Ronald disputa a segunda divisão inglesa na expectativa de chegar à Premier League. De férias em Corumbá, Ronald fala da carreira no Swansea City
Ronald é um exemplo de como o talento brasileiro rompe fronteiras. Revelado no Corumbaense, o jogador sul-mato-grossense passou por Atlético Goianiense, Grêmio Anápolis e Guarani antes de conquistar seu espaço no futebol europeu. Veja vídeo acima!
✅ Clique aqui para seguir o canal do ge MS no WhatsApp
Em 2024, Ronald assinou contrato com o Swansea até 2027, com opção de extensão por mais um ano. Ele se tornou o primeiro brasileiro a vestir a camisa do clube galês, que disputa a EFL Championship, a segunda divisão do futebol inglês.
Sua performance no Estrela da Amadora, de Portugal, foi fundamental e atraiu os olhares do Swansea City, do País de Gales.
Eterno craque do Real Madrid, em abril de 2025 Luka Modrić comprou uma participação minoritária no Swansea City. O projeto é um investimento futuro, que pretende ajudar o time galês retornar a disputa da Premier League e se consolidar na elite do futebol inglês.
LEIA TAMBÉM
Modrić anuncia saída do Real Madrid após Copa do Mundo de Clubes: “Nos veremos novamente”
Torcedores e jogadores do Real Madrid homenageiam Ancelotti e Modrić em despedida do Bernabéu
O Swansea já apareceu duas vezes na primeira divisão do futebol inglês apesar de ser um clube galês. Modrić reforçou seu compromisso ao adquirir uma mansão de £1,1 milhão em Three Crosses, perto do centro de treinamento do Swansea.
Ronald em ação na Championship contra o Middlesbrough
Reprodução / Redes sociais
Rumores apontam que, após encerrar seu contrato com o Real Madrid, ele pode assumir funções executivas ou até técnicas no clube galês.
Adaptação
Não foi fácil: idioma, clima e estilo de jogo diferentes. Mas Ronald conquistou rapidamente os torcedores com sua velocidade, habilidade e entrega.
Na temporada 2023/24, ele somou 18 jogos (17 como titular) e marcou três gols, sendo decisivo em partidas importantes.
Já em 2024/25, Ronald manteve a regularidade: foram 46 partidas como titular, dois gols e sete assistências, consolidando-se como peça-chave no time titular.
Bandeira dos torcedores brasileiros no estádio Swansea.com
Chloe Qiao
Além do carinho da torcida local, Ronald ajudou a criar uma ponte emocional entre Swansea e o Brasil. No futebol europeu, muitos torcedores brasileiros acompanham o atleta de 23 anos, e o Swansea também conta com um grupo de fãs que seguem a equipe no Brasil.
Novos desafios para Ronald na próxima temporada

Ao final da temporada 2024/25, o grande rival do Swansea, o Cardiff foi rebaixado para a League One, terceira divisão do futebol inglês.
Por outro lado, o Wrexham AFC, outro clube galês, alcançou um feito histórico. Sob o comando dos atores Ryan Reynolds e Rob McElhenney que são donos do clube, o Wrexham conseguiu três promoções consecutivas e garantiu vaga na Championship.
Ronald marcou dois gols em sua estreia pelo Swansea na temporada 23/24
Reprodução/ Redes Sociais
Com Modric presente nos bastidores do Swansea e um novo rival na Championship, Ronald terá a chance de escrever mais capítulos em sua carreira.
Fale com o ge! – Quer enviar uma sugestão de pauta para a redação do ge MS? Então salve o nosso contato (67) 99933-5358 e envie uma mensagem pelo WhatsApp. Você e o seu esporte do coração podem aparecer no portal do esporte sul-mato-grossense.