Número 3 do mundo confessa sentir “falta de alegria” desde derrota para Sinner na final do Australian Open Alexander Zverev 2 x 3 Arthur Rinderknech | Melhores momentos | 1ª Rodada | Wimbledon 2025
O tenista alemão Alexander Zverev deu declarações fortes, nesta terça-feira, em uma coletiva de imprensa, após a derrota para o francês Arthur Rinderknech, na estreia em Wimbledon. Um dos oito favoritos eliminados na primeira rodada do torneio, o jogador revelou que tem travado uma luta mental desde a final do Australian Open, quando foi derrotado pelo número 1 do mundo, Jannik Sinner.
Zverev é eliminado em primeira rodada de Wimbledon
Visionhaus/Getty Images
– Tenho lutado mentalmente. Venho dizendo isso desde o Australian Open. Estou tentando encontrar maneiras de sair desse buraco. Mas, de alguma forma, acabo sempre voltando para ele – desabafou o tenista.
Terceiro do ranking da ATP, Zverev acabou eliminado de Wimbledon, nesta terça-feira, pelo 72 do mundo, que nunca havia passado da terceira rodada de um torneio importante. O alemão foi derrotado por Rinderknech por 3 sets a 2, com parciais de 7/6(3), 6/7(8), 6/3, 6/7(5) e 6/4, em uma partida disputada em dois dias, devido ao toque de recolher do Grand Slam.
“Maldição” do número 2
Zverev chegou ao top 10 em maio de 2017 e assumiu a vice-liderança do ranking em junho de 2022. Em maio de 2023, caiu para a 27ª posição, mas se recuperou em setembro, até chegar novamente ao segundo lugar um ano depois, no fim de 2024. Desde então, Zverev entrou em uma luta incessante pelo sonhado primeiro lugar, que nunca chegou.
Depois de alcançar a final do Australian Open de 2025 – Zverev já havia sido finalista em Roland Garros, em 2024, e no US Open de 2020 – o alemão chegou a ser chamado de “melhor jogador sem nenhum título de Grand Slam” pelo ex-número 1 do mundo, Andy Roddick.
Acusações de violência doméstica
Em maio de 2020, Brenda Patea, mãe da filha de Alexander, alegou que foi empurrada contra uma parede e asfixiada pelo tenista alemão. Alguns meses depois, Olya Sharypova, uma ex-namorada do atleta, publicou denúncias de abusos anteriores em sua rede social.
Em junho de 2024, um tribunal em Berlim arquivou o processo de violência doméstica mediante a um acordo em que Zverev pagaria 200 mil euros (cerca de R$ 1,2 milhões) à Brenda para encerrar o caso
Alexander Zverev e Brenda Patea em 2019
Getty Images
.
No início de 2025, chegou confiante à final do Australian Open, mas acabou derrotado por Jannik Sinner, número 1 do mundo. Já abalado com a derrota, Zverev foi discursar ao receber a premiação de vice-campeão, quando foi interrompidos por gritos de protesto de uma torcedora que avisou que a “Austrália acreditava em Olya e Brenda” – nomes das duas ex-companheiras do tenista.
Acompanhamento psicológico
Com atitude pouco confiante em quadra, na partida contra o francês Rinderknech, em Wimbledon, Zverev disse em entrevista pós-jogo que não tem conseguido mais se alegrar com vitórias e que tem faltado motivação em sua vida. Ao ser perguntado se consideraria buscar ajuda psicológica, respondeu que talvez estivesse precisando disso pela primeira vez.
Jannik Sinner vence Zverev e é bicampeão do Australian Open
REUTERS/Edgar Su
– Talvez, pela primeira vez em minha vida, eu provavelmente precise (fazer terapia). Passei por muitas dificuldades na mídia e na vida. Nunca me senti tão vazio assim – contou.
