F1 anuncia permanência do GP da Áustria até 2041

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Prova retornou ao calendário em 2014 e segue na categoria desde então, em circuito reformado e reinaugurado na década de 1990 Jornalista Rodrigo França analisa classificação do GP da Áustria e dia de Bortoleto
Neste domingo de GP da Áustria, a F1 anunciou que a etapa está assegurada na categoria por mais 16 anos: até 2041. A prova, organizada no Circuito de Spielberg, é a segunda a ter seu contrato estendido pelas próximas duas décadas, assim como o GP de Miami.
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A largada do GP da Áustria da F1 2025 será às 10h deste domingo, 28 (horário de Brasília). O ge acompanha tudo em tempo real.
Largada do GP da Áustria de F1 em 2024
Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
– A Áustria tem sido uma corrida incrivelmente especial para a Fórmula 1, então é fantástico termos assegurado o futuro a longo prazo de um GP tão intrínseco à história do esporte. A visão e paixão de Dietrich Mateschitz (fundador da RBR, falecido em 2022) deu à corrida o investimento e a atenção que permitiram seu retorno como um incrível evento no calendário da F1 – celebrou Stefano Domenicali, presidente da categoria.
O GP da Áustria estreou na F1 em 1964 no Circuito de Zeltweg e, a partir da década de 1970, passou a receber provas anualmente – porém, em Österreichring (Anel da Áustria, em tradução). No entanto, a pista de 5,942 km, era considerada excessivamente veloz e perigosa: em 1975, o piloto Mark Donohue e um fiscal de pista perderam a vida lá. A última prova no local foi em 1987.
O circuito, então, foi adquirido por um grupo financeiro e reaberto como A1 Ring após reformas. Parte do traçado era o mesmo, mas as mudanças praticamente transformaram Spielberg em um novo circuito, que voltou a receber a F1 em 1997.
Jacques Villeneuve recebe a bandeirada para vencer o GP da Áustria de 1997
Oliver Multhaup/picture alliance via Getty Images
A história da RBR com Spielberg começa em 2004, primeiro ano do hiato da pista no calendário da F1. Na época, o fundador do time, Dietrich Mateschitz, adquiriu o circuito então nomeado A1 Ring – a aquisição foi no mesmo período de compra da Jaguar, que se tornaria a equipe austríaca.
Mateschitz seguiu, então, com a reconstrução do circuito, que foi inaugurado em 2011. O empresário austríaco não apenas financiou as obras em Spielberg, mas também os custos do acordo com a F1 para a retomada do GP da Áustria, um empecilho que postergou por uma década a ausência do país na categoria.
Vista da torcida de Max Verstappen no Circuito de Spielberg, durante o GP da Áustria da F1 em 2024
Chris Graythen/Getty Images
Assim, a pista pôde retornar à F1 em 2014, permanecendo desde então no calendário como sede do GP da Áustria, e até recebendo duas provas adicionais em 2020 e 2021: o GP da Estíria, criado para preencher as lacunas provocadas pela pandemia do coronavírus.