F2 tem acidente impressionante e sete abandonos na largada em Mônaco; veja

2–3 minutes

Victor Martins e Alex Dunne brigavam pela liderança na primeira curva e causaram engarrafamento na pista; no fim, Jak Crawford deu muita sorte e venceu de maneira bizarra A corrida da Fórmula 2 em Mônaco ficou marcada por um acidente de grandes proporções logo na largada. Os líderes Victor Martins e Alex Dunne se tocaram na entrada da Sainte Devote, e os dois carros ficaram no muro. Com a batida, o carro de Dunne ficou atravessado na pista e muitos pilotos que vinham atrás não conseguiram desviar a tempo.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Largada da corrida da Fórmula 2 em Mônaco
Malcolm Griffiths – Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images
O resultado foi um verdadeiro congestionamento e um festival de batidas no circuito de Mônaco – 11 carros ficaram na primeira curva, boa parte com muitos danos. Veja o vídeo da largada abaixo:
Initial plugin text
Dunne e Victor Martins abandonaram a prova depois do incidente, que causou bandeira vermelha. Mas eles não foram os únicos: além dos pilotos que estavam na primeira fila, Richard Verschoor, Gabriele Minì, Ritomo Miyata, Pepe Martí e Max Esterson saíram da corrida.
Victor Martins, da Fórmula 2, bate na largada em Mônaco
Malcolm Griffiths – Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images
Colisão entre carros da F2 na largada em Mônaco
Getty Images
Após mais de 40 minutos de paralisação, a corrida foi retomada em uma largada atrás do safety car e com a ordem do grid original; sendo assim, o italiano Leonardo Fornaroli assumiu a liderança. Como a disputa ficou muito tempo interrompida, a contagem de voltas foi substituída por um cronômetro com 30 minutos para o fim da corrida.
A disputa prosseguiu com mais incidentes: primeiro, Joshua Durksen foi para cima de Kush Maini e saiu da prova após colidir na Rascasse, acionando o safety car virtual. Em seguida, foi a vez de Dino Beganovic acertar o muro na curva do Cassino. O safety car virtual foi mais uma vez acionado, mas a direção de prova decidiu aplicar o safety car completo na sequência.
Com isso, quem se deu muito bem foi Jak Crawford: o piloto foi ao pitlane no momento certo, quando os três primeiros colocados já tinham passado do ponto de entrada. Na sequência, os três líderes pararam e Crawford assumiu a ponta de forma surpreendente.
Com o tempo acabando, a direção de prova acionou a bandeira vermelha e a corrida foi interrompida, já que não havia tempo hábil para o reparo das barreiras de proteção. A vitória, então, caiu no colo de Crawford, que tinha largado na sétima posição.
Jak Crawford dá sorte e vence corrida da Fórmula 2 em Mônaco
James Sutton – Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images
Esta foi a quarta vitória da carreira de Crawford na Fórmula 2, e nem ele pareceu acreditar no que aconteceu. Pelo rádio, o piloto americano custou a entender a situação.
Como a prova foi interrompida antes da hora, os pilotos da F2 receberam pontuação reduzida – o líder Crawford somou 13 pontos, menos que os 25 atribuídos normalmente.