GP da Espanha: Norris lidera 1º treino, com Bortoleto em 16º

2–3 minutes

Sessão que abre o fim de semana no Circuito de Barcelona-Catalunha teve ainda Verstappen e Hamilton completando o top 3 Jornalista Rodrigo França fala sobre as expectativas para o GP da Espanha
A etapa que encerra a segunda rodada tripla deste campeonato da F1, o GP da Espanha, começou nesta sexta-feira com a McLaren na frente. A equipe liderou o primeiro treino livre com Lando Norris, cuja volta de 1m13s718 superou as marcas de Max Verstappen, da RBR, e Lewis Hamilton, da Ferrari. Gabriel Bortoleto ficou em 16º lugar.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Análise: mudança nas asas da F1 coloca mais times na briga pela vitória
Lando Norris no primeiro treino livre para o GP da Espanha
Bradley Collyer/PA Images via Getty Images
A sessão seguiu sem nenhum incidente ou problema. Neste fim de semana, porém, todos os olhos seguem ainda mais atentos ao ritmo das equipes: isso porque entra em vigor uma nova diretriz da F1 em relação às asas dos carros, que serão menos flexíveis. A expectativa é que a mudança possa ter impacto sobre o desempenho dos veículos e diminuir a distância entre os times.
Bortoleto deixou os boxes com pneus duros; sua primeira volta ficou a 2s3 do tempo de referência; ele reduziu o próprio tempo em cerca de 0s6. Perto do terço final do treino, o calouro da Sauber aderiu aos pneus macios; porém, não conseguiu evoluir tanto, ficando a 1s4 do giro registrado por Norris na liderança.
Resultado
F1
F1
O segundo treino livre do GP da Espanha será logo mais, a partir de 12h (horário de Brasília). O ge acompanha tudo em tempo real.
A sessão começou com os pilotos priorizando os pneus duros, exceto Stroll e Colapinto. Nos minutos iniciais, Alonso liderava com 0s1 sobre Norris, que desbancou o veterano em sua segunda tentativa. Russell aderiu aos médios e, na metade final da disputa, anotou a melhor volta – seguido por Hulkenberg que, passando dos compostos duros aos macios, ficou a 0s1 de alcançar sua marca.
As posições na tabela mudaram à medida em que mais pilotos calçavam os pneus mais macios. Leclerc e Verstappen ocuparam a ponta antes de Norris estabelecer o tempo de referência, com 0s3 de vantagem. Russell seguiu com o melhor tempo dentre os que usaram compostos médios, 0s2 mais rápido que o segundo melhor, Sainz. No tempo geral, ele ficou em 11º, a 1s do inglês da McLaren.
O treino contou com a participação de dois reservas: Ryo Hirakawa, substituindo Esteban Ocon na Haas, e Victor Martins, no lugar de Alexander Albon a bordo da Williams. Hirakawa chegou a passar com o carro pela brita nos minutos iniciais da sessão, na curva 10, mas sem maiores consequências.