Jogos Escolares revelam talentos e fortalecem vínculos entre capital e comunidades indígenas

3–4 minutes

Dos 102 alunos da zona Rural da capital que participam da etapa em Boa Vista, 73 são indígenas. Fase classificatória em Boa Vista terminam neste domingo Estudantes de comunidades indígenas da zona rural de Boa Vista percorreram longas distâncias para chegar à capital e disputar a etapa estadual do Jogos Escolares de Roraima. Além de revelar talentos e buscar resultados positivos, os estudantes buscam reconhecimento e integração social.
Dupla Daniel Victor e João Victor, indígenas da comunidade Darôra, a 80 km do centro de Boa Vista
Ivonisio Lacerda Junior/ge.globo
Flávio da Rocha Costa é um dos professores da Escola Estadual Indígena Paulo Augusto Silva, da comunidade Darôra, a cerca de 80 km do Centro de Boa Vista. Para chegar até os Jogos Escolares, ele e os estudantes atravessam o Rio Uraricoera pela balsa do Passarão. Para ele, a participação dos alunos da região é uma oportunidade de desenvolvimento não só esportivo, mas também cultural.
– Para nós é gratificante poder participar dessas modalidades nos Jogos Escolares, porque dá a possibilidade aos nossos alunos de estar vivenciando uma realidade um pouco diferente da nossa. A gente tem a atividade física, mas é regionalizada. Hoje, podemos interagir com a capital, com outras escolas, isso traz um enriquecimento tanto cultural como esportivo para os nossos alunos – disse o professor.
Leia mais:
Jogos Escolares chegam à Boa Vista após passar pelo interior de Roraima
Dentre os representantes da escola Paulo Augusto estão os garotos João Victor e Daniel. Na estreia deles pela categoria dupla de vôlei de praia infantil masculino, venceram a escola América Sarmento na manhã desta sexta-feira (27), na Arena Pé na Areia.
Além do vôlei de praia, os alunos da escola Paulo Augusto Silva participam da etapa Boa Vista nas modalidades badminton e futsal. Ainda nesta edição dos Jogos Escolares de Roraima, a escola terá disputas na fase final, a partir do dia 8 de julho, nas modalidades Tiro com Arco, Xadrez e Atletismo.
O ge solicitou dados junto à Secretaria de Educação e Desporto de Roraima (Seed-RR), que informou que a fase classificatória de Boa Vista conta com nove escolas da zona Rural do município, sendo oito indígenas.
Ainda segundo à Seed-RR, participam da competição – que iniciou na quarta-feira (25) e segue até domingo -, 102 alunos-atletas, sendo 73 deles indígenas.
Atleta do vôlei de praia, Leoriane Cipriano é indígena da comunidade Serra da Moça, a 50 km de Boa Vista
Ivonisio Lacerda Junior/ge.globo
Outra escola participante da etapa Boa Vista que veio da zona Rural da capital é a Escola Estadual Indígena Adolfo Ramiro Levi, localizada na Comunidade Serra da Moça, a cerca de 50 km do Centro de Boa Vista.
Uma das representantes da escola é a aluna Leoriane Cipriano da Silva. Aos 17 anos, ela está no último ano de Jogos Escolares e participa pela segunda vez da competição. Atleta do vôlei de praia e também do futsal, a estudante se mostrou honrada pela oportunidade e destacou o que leva para sua comunidade.
– Como aluna e atleta indígena é uma honra participar dos Jogos Escolares. As condições que temos se tornam desafiadoras, tendo em vista que treinamos no chão batido, mas eu carrego dessa experiência muito aprendizado, conhecimentos, melhorias, e que podemos praticar e competir – disse.
Jogos Escolares de Roraima
Após 82 dias desde a primeira etapa em Mucajaí e Iracema, os Jogos Escolares de Roraima chegaram à capital do estado, Boa Vista. Mais de 1 mil alunos atletas entre 12 e 17 anos de idade participam da fase classificatória nas modalidades tiro com arco, futsal, vôlei de praia e badminton.
Futsal é a modalidade que reúne mais alunos nos Jogos Escolares de Roraima
Ivonisio Junior/ge.globo
Esta é a 52ª edição dos Jogos Escolares de Roraima, realizado pelo Governo de Roraima por meio da Secretaria de Educação e Desporto, e organizado pelo Instituto do Desporto de Roraima.
Os melhores colocados da etapa Boa Vista se classificam para a fase final dos Jogos Escolares, onde se juntarão aos classificados que saíram das etapas realizadas nos municípios do interior de Roraima. A fase final terá início no dia 8 de julho.
Mais notícias do esporte roraimense em ge.globo/roraima