Vice-líder do campeonato de 2025 da F1, inglês ainda vê Verstappen como forte candidato e apostou em evolução da Ferrari, refletindo temporada anterior Jornalista Rodrigo França fala sobre as expectativas para o GP da Espanha
Das oito corridas já disputadas até aqui na F1 em 2025, a McLaren venceu seis, estando ainda presente em todos os pódios com pelo menos um de seus pilotos – Lando Norris, ou o líder do campeonato, Oscar Piastri. Mas, para o inglês, o notável desempenho do time neste início de temporada não justifica acreditar que rivais como Max Verstappen estão fora da jogada.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Análise: mudança nas asas da F1 coloca mais times na briga pela vitória
Bortoleto diz que fala sobre jogar Antonelli “no muro” foi mal interpretada
Lando Norris na coletiva do GP da Espanha da F1 2025
Bradley Collyer/PA Images via Getty Images
– Matematicamente, ainda há, provavelmente, a possibilidade de todo o grid vencer o campeonato no momento. Então, quem acha que só eu e o Oscar podemos vencer, é um pouco tolo. Acho que há muitas chances. Max ainda pode vencer, a Ferrari, acredito que eles melhorem durante a temporada – disse Lando, nesta quinta-feira que antecede o GP da Espanha, acrescentando:
– Estamos correndo com Max todo fim de semana. Ele esteve no pódio várias vezes. Ele venceu corridas. Quero dizer, ele nos venceu em Imola, de forma justa, porque era mais rápido. Portanto, não sei o que pode levá-los a pensar que só eu e o Oscar estamos ganhando.
Sauber revela pintura pixelada para o GP da Espanha de F1
Lando Norris e Oscar Piastri dividem pódio no GP de Mônaco da F1 2025
Stephanie Lecocq/Reuters
Verstappen, terceiro colocado no campeonato de pilotos, é o único piloto além da dupla da McLaren a vencer neste ano, até aqui: o tetracampeão levou a melhor nos GPs do Japão e Emilia-Romagna. No entanto, a inconstância que afeta a RBR o afastou do pódio em quatro provas, incluindo a última, em Mônaco.
Com isso, o holandês tem se tornado coadjuvante em um Mundial disputado entre Norris e Piastri; este, tomando do colega a liderança da tabela após a sequência de triunfos no Bahrein, Arábia Saudita e Miami.
Lando Norris conquistou primeira vitória no Circuito de Monte Carlo, palco do GP de Mônaco da F1 em 2025
David Davies/PA Images via Getty Images
A diferença entre a dupla, porém, diminuiu após a vitória inédita de Lando no GP de Mônaco: de 13 pontos, caiu para três. Mesmo assim, a possibilidade de retomar a liderança no campeonato não é um fator de peso para Norris, que foca em alcançar seus objetivos corrida a corrida.
– É uma ótima sensação estar na liderança do campeonato e ter mais pontos do que todo mundo. Mas, repito, não é algo para o qual eu olhe. Não é algo que muda nada do que faço no dia a dia. Não muda o quanto eu trabalho duro ou o que tento alcançar. Vou tentar vencer neste fim de semana, vou tentar vencer em Montreal e vou tentar vencer na Áustria. A posição em que estou não influencia em nada – reforçou o inglês.
Apesar da negativa de Norris, a McLaren lidera o campeonato de construtores com larga margem: são 319 pontos contra 147 da vice-líder Mercedes. A RBR, por sua vez, é terceira, com 143 pontos – um a menos que a Ferrari, em quarto lugar na tabela.
Lando Norris, Oscar Piastri, McLaren, GP de Mônaco
Reuters
Apenas os quatro times subiram ao pódio neste ano: a Mercedes o fez em quatro ocasiões com George Russell, chegando ao segundo lugar no Bahrein com o inglês. A RBR obteve o mesmo número com Verstappen, contabilizando suas duas vitórias, e a Ferrari, duas, com Charles Leclerc.
A escuderia italiana, que segue no radar de Norris, foi a principal rival da McLaren na briga pelo campeonato de equipes em 2024: superando a metade inicial da temporada, afetada por inconsistência, anotou uma sequência de quatro pódios com Leclerc pouco antes das férias de verão, na época.
Nas últimas dez etapas, foram oito pódios, incluindo as duas vitórias de Leclerc na Itália e Estados Unidos, e o triunfo de Carlos Sainz (hoje na Williams) no Mèxico. A conquista do espanhol pôs a equipe na vice-liderança da tabela; no fim, a McLaren foi campeã, mas a diferença de pontos permaneceu em apenas 14.
Veja a classificação do campeonato
Infos e horários GP da Espanha de Fórmula 1 2025
Infoesporte
