Russell vê chance de explorar Verstappen, na berlinda com suspensão

3–4 minutes

Piloto inglês sugeriu que rivais podem se aproveitar de pressão sobre o tetracampeão, que está a um ponto de ficar fora de um GP após batida intencional no GP da Espanha Jornalista Rodrigo França faz analise do GP do Canadá da F1 2025
A um ponto de ser suspenso por uma corrida na F1, Max Verstappen terá que andar com mais cautela no GP do Canadá deste domingo. Tudo para evitar que ele seja punido e alcance o máximo de 12 pontos na superlicença, documento exigido para guiar na categoria. E é isso que George Russell, da Mercedes, teve em vista ao sugerir que o ponto fraco do rival pode ser uma vantagem na prova.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Gabriel Bortoleto é furtado na Suíça antes do GP do Canadá
Zebras, surpresas e corridas malucas: GP do Canadá é diversão garantida na F1
George Russell no GP do Canadá da F1 em 2025
Sam Bloxham/LAT Images
– Caso ele tivesse me tirado da corrida, isso teria de ser considerado de forma diferente. Mas precisamos ser inteligentes e usar isso a nosso favor. Vou continuar correndo exatamente da mesma forma porque, no final das contas, foi o que fiz na semana passada e me dei bem com isso. E, como já dissemos, se você continuar pilotando dessa forma, será punido. Assim, de minha parte, desejo que isso continue, isso apimenta um pouco as coisas – disse o inglês.
Conheça pilotos substitutos da RBR em eventual suspensão de Verstappen
Verstappen chegou a 11 pontos na carteira depois de bater intencionalmente em Russell no GP da Espanha, há duas semanas – ao menos, foi o que os comissários consideraram ao observar a conversa do holandês da RBR com Gianpiero Lambiase, seu engenheiro.
George Russell à frente de Max Verstappen no GP da Espanha da F1 em 2025
Malcolm Griffiths – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Depois de cair de terceiro para quinto nas últimas voltas da corrida no Circuito de Barcelona-Catalunha ultrapassado por Charles Leclerc, o holandês passou por fora da pista para evitar que Russell também o passasse.
Queixando-se pelo rádio por ter que devolver a posição ao inglês, desacelerou mas tirou o pé do freio e ganhou velocidade indo em direção ao piloto da Mercedes, colidindo. Max levou três pontos na superlicença e 10s na prova, ficando em décimo após a bandeirada.
– Se ele chegar a 12 pontos, não seria uma injustiça. No final das contas, é por isso que os pontos de punição existem; se você continuar pilotando de forma imprudente, será punido.Ele estava tentando me tirar da pista. Não acho que estava tentando bater em mim intencionalmente. Ele queria apenas me assustar um pouco, mas acabou julgando mal – avaliou o piloto do carro 63.
Max Verstappen ficou apenas em 10º no GP da Espanha da F1 em 2025, punido após bater em George Russell
Jayce Illman/Getty Images
De início, Max tentou se desvencilhar do assunto nas entrevistas que concedeu após a prova – vencida por Oscar Piastri, da McLaren. Porém, ao fazer uma publicação em suas redes sociais, tratou sua irritação no lance como uma consequência de uma série de frustrações e reconheceu que a batida “não deveria ter acontecido”, fato que surpreendeu Russell.
Vale pontuar que a dupla já protagonizou alguns desentendimentos dentro e fora das pistas; na última ocasião, o inglês da Mercedes chegou a afirmar que o rival teria prometido enfiá-lo “de cabeça na parede”, após o GP do Catar.
– Suas ações lhe custaram caro e me beneficiaram, então eu deveria estar quase agradecendo a ele. Mas é bom ver que ele se responsabilizou, o que me deixou um pouco surpreso – disse George.
George Russell e Max Verstappen no GP da Espanha de F1 2025
Sam Bloxham/LAT Images
Os três pontos se somaram aos 11 que Max acumulava desde que bateu em Lando Norris no GP da Áustria, há quase um ano. Caso chegue a 12, Max fica fora de uma corrida, o que pode acontecer na Áustria ou na Inglaterra. No entanto, caso não se envolva em outros incidentes, ele fica livre de sanções, já que os dois pontos obtidos pelo incidente no Circuito de Spielberg vencem em 30 de junho.
Infos e horários GP do Canadá de Fórmula 1 2025
Infoesporte