Uruguai comemora 15 anos da "Mão de Deus" de Suárez na Copa do Mundo 2010; relembre

2–3 minutes

Atacante defendeu irregularmente o que seria o gol da classificação de Gana para as semifinais, e viu os uruguaios conquistarem a vaga nos pênaltis Uruguai comemora 15 anos da vitória sobre Gana na Copa do Mundo de 2010
Uruguai venceu Gana nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010, há exatos 15 anos, em um jogo marcado por Luis Suárez. A data foi comemorada pela seleção uruguaia nas redes sociais, relembrando a classificação nos pênaltis, depois do empate por 1 a 1. O atacante evitou um gol adversário com uma defesa em cima da linha no último minuto da prorrogação.
✅Siga o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
Suárez salvou Uruguai da eliminação no último lance da prorrogação
Roberto Schmidt/AFP
— A minha foi a verdadeira ‘Mão de Deus’. Fiz a defesa do campeonato. Às vezes, eu jogo como goleiro no treinamento. Valeu a pena – disse Suárez em entrevista à Fifa na época.
A referência de Suárez ao gol de Maradona contra a Inglaterra, na Copa do Mundo de 1986, deve-se ao tamanho da importância do seu feito, que terminou com a conquista da vaga uruguaia. Porém, até aquele momento, as seleções já faziam um dos grandes confronto da Copa.
Gana saiu na frente com gol de Muntari, aos 45 minutos do primeiro tempo. Coube ao artilheiro e melhor jogador do torneio, Diego Forlán, empatar com 10 minutos da etapa final. O placar de 1 a 1 não foi alterado durante a prorrogação.
A melhor chance do tempo extra surgiu no último lance. A bola foi alçada na área da defesa uruguaia e Suárez teve dois momentos de protagonismo. Primeiro, salvou em cima da linha com as pernas a finalização de Stephen Appiah. A bola voltou para uma nova tentativa com Dominic Adiyah, mas Suárez espalmou como um goleiro.
Suarez salva Uruguai com a mão, e é expulso da partida contra Gana
Ele foi expulso, e o pênalti marcado. O atacante assistiu do túnel de saída do campo a cobrança de Asamoah Gyan terminar com a bola no travessão, e comemorou como um gol. O árbitro apitou o fim da prorrogação logo depois, e a defesa de Suárez deixou a seleção viva para a disputa de pênaltis.
— Em primeiro lugar, não vou pedir desculpa por isso. Porque eu coloquei a mão na bola, mas quem perdeu o pênalti foi o jogador de Gana, não eu.
Luis Suárez ataca de goleiro em 2010 no célebre Uruguai x Gana pela Copa da África do Sul
AFP
— Talvez eu possa pedir desculpas se eu lesionar um jogador, se levar um cartão vermelho. Mas, nesta situação em que eu tomo o cartão vermelho, a penalidade não é minha culpa, porque não fui eu que perdi o pênalti – completou o atacante em coletiva durante a Copa do Catar.
Gana buscava se tornar o primeiro país africano a chegar às semifinais de uma Copa do Mundo, mas não foi eficiente nas cobranças. O Uruguai venceu por 4 a 2 nas penalidades, terminando com uma cobrança de cavadinha de Loco Abreu.