O vice -procurador -geral dos EUA, Todd Blanche, está sendo criticado dos democratas do Senado após sua recente decisão de restringir as prioridades de aplicação de criptografia do Departamento de Justiça (DOJ) e dissipar sua equipe de aplicação de criptografia.
Em uma carta de quinta -feira Para Blanche, seis democratas do Senado-Sens. Mazie Hirono (D-Hawaii), Elizabeth Warren (D-Mass.), Dick Durbin (D-Ill.), Sheldon Whitehouse (Dr.i), Chris Coons (D-Del.) E Richard Blument (D-Conn.[ing] um passe livre para lavadores de dinheiro de criptomoeda. ”
Os senadores chamaram a diretiva de Blanche de que os funcionários do Departamento de Justiça não buscam mais casos contra trocas de criptografia, misturadores ou carteiras offline “para os atos de seus usuários finais” ou apresentam acusações criminais por violações regulatórias em casos envolvendo criptografia, incluindo violações da Lei de Sigilo do Banco (BSA), “não -nsical”.
“Ao abdicar a responsabilidade do DOJ de fazer cumprir o direito penal federal quando violações envolvem ativos digitais, você está sugerindo que trocas de moeda virtual, mixers e outras entidades que lidam com ativos digitais não precisam cumprir seus [anti-money laundering/countering the financing of terrorism] Obrigações, criando uma vulnerabilidade sistêmica no setor de ativos digitais “, escreveram os legisladores.
No dele Memorando para a equipe do Departamento de Justiça Na segunda -feira à noite, Blanche citou a ordem executiva do presidente dos EUA, Donald Trump, em Crypto, que prometeu trazer clareza regulatória à indústria de criptografia, como o motivo de sua decisão.
“O Departamento de Justiça não é um regulador de ativos digitais”, escreveu Blanche, acrescentando que a agência “não perseguirá mais litígios ou ações de execução que tenham o efeito de sobrepor as estruturas regulatórias sobre os ativos digitais, enquanto os reguladores reais do presidente Trump fazem este trabalho fora da estrutura de justiça criminal punitiva”.
Em vez disso, Blanche pediu aos funcionários do Departamento de Defesa que focassem seus esforços de execução em processar criminosos que usam “vitimizar investidores de ativos digitais” ou aqueles que usam criptografia no promoção de outros esquemas criminais, como crime organizado, financiamento de gangues e terrorismo.
Leia mais: DOJ Axes Unidade cripto
Para os democratas do Senado, no entanto, a alegação de Blanche não cortou a mostarda.
“Você reivindica em seu memorando que o DOJ continuará a processar aqueles que usam criptomoedas para perpetrar crimes. Mas permitindo que as entidades que permitam esses crimes – como operadores de quiosques de criptomoeda – operarem fora da estrutura regulatória federal sem medo de processar apenas resultará em mais americanos explorados,” os Lawmakers, sem medo.
Os legisladores pediram a Blanche que reconsiderasse sua decisão de desmontar o NCET, chamando -o de “recurso crítico para a aplicação da lei estadual e local, que geralmente não tem conhecimento e habilidade técnica para investigar crimes relacionados à criptomoeda”.
O procurador -geral de Nova York Letitia James levantou preocupações semelhantes em seus próprios carta ao Congresso na quinta -feira, instando os legisladores a aprovar a legislação federal para regular os mercados de criptografia. Embora sua carta em si não tenha mencionado o memorando de Blanche ou o Shuttering of NCET, um comunicado à imprensa de seu escritório destacou que sua carta “vem depois do [DOJ] anunciou o desmantelamento da federal de fraude de criptomoeda criminal, tornando ainda mais críticas uma estrutura regulatória robusta. ”