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Como os profissionais de marketing estão planejando usar IA, influenciadores e muito mais em 2026

A maioria dos profissionais de marketing de mídia social está utilizando ferramentas de IA, mas menos da metade deles está obtendo ganhos de eficiência significativos como resultado, pelo menos nesta fase.

Essa é uma das principais descobertas do último Relatório Emplifi “Estado do Marketing em Mídias Sociais 2026”que incorpora insights de mais de 500 profissionais de marketing em suas principais áreas de foco e desenvolvimento, enquanto aguardam o próximo ano.

Você pode baixar o relatório completo aquimas nesta postagem daremos uma olhada em algumas das notas principais.

Em primeiro lugar, como observado, a IA é uma grande ênfase, com a maioria (82%) dos entrevistados indicando que agora estão usando ferramentas de IA no seu processo diário.

Análise e criação de conteúdo são os casos de uso mais comuns para essas ferramentas, com a segmentação de anúncios em terceiro lugar na lista.

Estado Emplifi do Marketing em Mídias Sociais 2026

Embora em termos de ganhos, apenas 35% dos profissionais de marketing afirmem ter visto ganhos de produtividade significativos com essas ferramentas, com a maioria afirmando que as opções mais recentes de IA proporcionaram benefícios moderados.

Estado Emplifi do Marketing em Mídias Sociais 2026

Isto pode dever-se a vários factores, desde lacunas de conhecimento e pessoas que ainda não sabem exactamente como podem fazer o melhor uso destas ferramentas no seu processo diário, até comportamentos de trabalho incorporados, que, em muitos casos, serão difíceis de mudar.

Também existe a possibilidade de que as ferramentas de IA não revolucionem o trabalho da maneira que muitos esperam. Na maior parte dos casos, as ferramentas de IA funcionam melhor como adições complementares e, de certa forma, estão a ser enquadradas incorretamente como máquinas inteligentes que serão capazes de assumir o trabalho humano por atacado a partir do momento da implementação.

O que eles não são. Na verdade, a utilização do termo “inteligência artificial”, tal como o conhecemos numa definição moderna, é um equívoco, na medida em que estas ferramentas não são nada inteligentes, não pensam, são apenas muito boas no reconhecimento de padrões e, como tal, respondem a perguntas conversacionais.

Nesse sentido, talvez os ganhos de eficiência aqui sejam mais relativos ao que deveríamos esperar, enquanto o entusiasmo mais amplo em torno da IA ​​está, na verdade, exagerando no seu potencial benefício profissional.

É realmente uma questão de caso a caso e é difícil definir exatamente o que esses resultados indicam.

Em outra frente, o relatório analisa a ascensão do marketing de influenciadores e como os profissionais de marketing estão procurando abordar as promoções lideradas por influenciadores:

Estado Emplifi do Marketing em Mídias Sociais 2026

Conforme descrito acima, 67% dos profissionais de marketing estão planejando aumentar seus orçamentos para influenciadores em 2026, sendo o reconhecimento da marca o principal benefício das promoções para influenciadores.

A ascensão dos vídeos curtos tornou o marketing de influenciadores uma consideração mais valiosa, porque é muito mais difícil explorar as tendências dos vídeos curtos se você não entende o meio e a maneira como as pessoas o usam. Os influenciadores sabem disso inatamente, e é por isso que as marcas agora estão recorrendo aos seus conhecimentos para impulsionar suas promoções, enquanto os influenciadores também têm agora uma influência tão grande quanto o endosso de celebridades tradicionais.

O relatório também analisa abordagens emergentes para conteúdo gerado pelo usuário e como os profissionais de marketing estão adotando o UGC.

Estado Emplifi do Marketing em Mídias Sociais 2026

Embora os entrevistados também tenham listado suas principais plataformas de foco para o próximo ano:

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Como você pode ver, o Instagram continua líder, seguido, surpreendentemente, pelo LinkedIn.

O que pode reflectir os profissionais de marketing que participaram no inquérito, embora também possa reflectir a crescente relevância do LinkedIn como plataforma de ligação, com mais e mais pessoas interagindo no feed do LinkedIn.

Além disso, uma nota adicional interessante sobre o Reddit na parte inferior. O Reddit se tornou mais um foco devido à frequência com que os chatbots de IA se referem ao Reddit para suas respostas. Claramente, mais profissionais de marketing estão percebendo isso.

Embora Emplifi observe que os profissionais de marketing estão, na verdade, procurando espalhar seus recursos por mais plataformas, em vez de se concentrarem em plataformas específicas.

“A verdadeira história é a diversificação. À medida que os orçamentos e as equipes se estendem por diversas plataformas, a tecnologia se torna essencial para manter a eficiência. A automação, a programação de IA e a análise entre canais ajudam as marcas a aumentar seu alcance orgânico e sua presença na comunidade sem esgotamento.”

Eu recomendaria um certo nível de cautela ao fazer postagens cruzadas, pois cada plataforma é diferente e requer uma abordagem de conteúdo diferente, enquanto as pessoas que seguem você em várias plataformas podem ficar cansadas de ver exatamente as mesmas atualizações.

Mas os profissionais de marketing estão buscando explorar mais plataformas, à medida que buscam maximizar as referências no cenário on-line em evolução.

O relatório também analisa os objetivos e tipos de conteúdo e como os profissionais de marketing estão evoluindo suas estratégias.

Estado Emplifi do Marketing em Mídias Sociais 2026

Logicamente, o vídeo curto é o foco principal, enquanto aumentar o envolvimento é a principal prioridade do lado das métricas. Curiosamente, a geração de leads está em terceiro lugar na lista, o que parece estranho, mas com base nesses insights, parece que gerar mais tração em aplicativos sociais é visto como o principal motivador para atingir essa meta.

Algumas notas interessantes, que podem ajudar a moldar sua estratégia de marketing de mídia social ou, pelo menos, fornecer algum contexto sobre o que seus colegas estão olhando enquanto mapeiam sua abordagem para 2026.

Você pode baixar o relatório completo “State of Social Media Marketing 2026” da Emplifi aqui (com inscrição por e-mail).

Fonte