Este áudio é gerado automaticamente. Por favor, deixe-nos saber se você tem opinião.
O relacionamento intermitente do Facebook com streamers de jogos parece estar fora de controle mais uma vez, com o Facebook anunciando que seu “Gaming Creator Program” será desativado em 2026.
Originalmente lançado em 2018o Programa para Criadores de Jogos do Facebook oferece aos criadores de jogos acesso antecipado a novos recursosacesso mais direto às equipes de suporte do Facebook e assistência para impulsionar a monetização por meio de suas ferramentas de doação de transmissão ao vivo.
Mas agora, a Meta está reduzindo a iniciativa e empurrando os criadores de jogos para seus programas mais gerais de monetização de criadores.
Como explicado por Facebook:
“O Programa para Criadores de Jogos do Facebook será desativado em 2026. O suporte de parceiro dedicado para este grupo não estará mais disponível a partir de 31/10/2025. Os criadores ainda poderão usar ferramentas de monetização até que o Programa para Criadores de Jogos do Facebook termine em 2026. Incentivamos você a verificar outras maneiras de ganhar dinheiro no Facebook, como monetizar conteúdo qualificado por meio da monetização de conteúdo e ganhar diretamente de seus fãs nas assinaturas do Facebook.
Portanto, no lado da monetização, as coisas realmente não mudam, com os streamers de jogos ainda capazes de usar outras formas de monetização de criadores do Meta para serem pagos por seu público no Facebook.
Mas parece que a Meta não está mais tão interessada em dar aos jogadores um foco específico, o que sugere que não está vendo grande aceitação neste segmento.
Embora o Facebook tenha obtido sucesso com streamers de jogos no passado, com Jogos no Facebook até ultrapassando o YouTube Gaming em termos de horas assistidas em um estágio em 2021. Isso levou a um esforço maior para conquistar os criadores de jogos, incluindo a adição de grupos de fãs de jogos e expandido processos de monetização projetado especificamente para streams de jogos.
Mas o ascensão dos Momentos no aplicativoque agora estão impulsionando um crescimento significativo de engajamento, parece ter mudado o foco do Facebook, que agora está reduzindo seu foco especificamente em jogos, como YouTube e Twitch continuam a dominar essa corrida.

É outro exemplo da mudança de prioridades do Facebook e de como pode ser difícil para os criadores criarem confiança na plataforma nesse aspecto.
É claro que os streamers de jogos provavelmente teriam previsto isso, devido ao declínio do interesse no conteúdo de jogos em geral no aplicativo. Mas é importante notar que as prioridades de negócios podem e irão mudar, e se você estiver confiando nessas ferramentas, vale a pena manter o controle sobre sua popularidade geral e como mudanças estratégicas e de mercado mais amplas podem impactar sua abordagem.
Quero dizer, não é como se os criadores de jogos estivessem perdendo totalmente, e se você já tiver uma comunidade ativa no aplicativo, eles ainda poderão doar para você da mesma forma.
Mas se você conta com esses benefícios adicionais, eles desaparecerão muito em breve.
