O presidente dos EUA, Donald Trump, nomeou XRP, Solana (Sol) e Cardano (ADA) como três ativos a serem contidos em uma reserva estratégica de criptografia no domingo, fornecendo os primeiros detalhes sobre como essa reserva pode ser.
Não foram incluídos no Bitcoin (BTC) ou Ethereum (ETH), os dois maiores ativos digitais por capitalização de mercado. Trump fez o anúncio sobre a verdade social, sua plataforma de mídia social.
“Uma reserva de criptografia nos EUA elevará essa indústria crítica após anos de ataques corruptos do governo Biden, e é por isso que minha ordem executiva em ativos digitais instruiu o grupo de trabalho presidencial a avançar em uma reserva estratégica de criptografia que inclui XRP, SOL e ADA”, afirmou o post. “Vou garantir que os EUA sejam a capital criptográfica do mundo. Estamos tornando a América ótima de novo!”
A ordem executiva, assinada em janeiro, instrui seu grupo de trabalho para avaliar uma reserva de criptografia, mas não pediu explicitamente que os EUA criassem um. No entanto, Trump tem discutido a idéia desde a campanha presidencial de 2024.
A senadora Cynthia Lummis já havia introduzido um projeto de lei para criar uma reserva estratégica de bitcoin para os EUA e defendeu desde o Bitcoin Nashville, onde Trump também falou. Várias legislaturas estaduais dos EUA já introduziram projetos de lei para criar suas próprias reservas de criptografia, embora esses esforços tenham vacilado em vários.