Edusc

X considera cobrar de todos os novos usuários a inscrição no aplicativo

ATUALIZAÇÃO: O proprietário do X, Elon Musk, diz que o X não está planejando cobrar de todos os usuários.

Com X definido para postar uma perda financeira significativa para 2024a empresa está explorando novas maneiras de aumentar sua receita, o que poderia incluir cobrar de todos para criar uma nova conta no aplicativo.

De acordo com FortunaX está considerando cobrar US$ 8 de todos os novos usuários para se inscreverem na plataforma.

Conforme Fortuna:

De acordo com o plano, que poderia ser implementado já em fevereiro, novos usuários pagariam US$ 8 para se inscrever no X e também receberiam um mês grátis do X Premium., uma oferta de assinatura de US$ 7 por mês que dá aos usuários um selo de marca de seleção “verificado”.

A Fortune também relata que o proprietário do X, Elon Musk, disse à equipe que forçar mais usuários a pagar pela plataforma é “a única maneira” de o X se tornar lucrativo.

O empurrão seria efetivamente uma extensão do experimento que X funcionou em regiões selecionadas em 2023onde cobrou US$ 1 de todas as novas inscrições para criar um perfil no aplicativo. Na época, X disse que essa era uma forma de combater os bots no aplicativo, e não de ganhar dinheiro, com o único foco sendo tornar a criação de perfis de bots mais proibitivos em termos de custos.

Esta versão revisada, no entanto, teria como objetivo gerar receita, obtendo receitas diretas das inscrições iniciais, ao mesmo tempo em que aumentava a aceitação do X Premium, atraindo novos usuários com sua variedade de recursos complementares.

Se eles são, de fato, atraídos por isso.

O X Premium não foi o sucesso que Elon esperava quando assumiu o controle do aplicativo e delineou seu plano radical para reduzir a dependência da plataforma de dólares publicitários e, portanto, as demandas dos anunciantes em torno da moderação.

Elon previu inicialmente que a receita de assinaturas aumentaria para mais de 50% da entrada total de caixa de X, com mais de 69 milhões de usuários se inscreverão no X Premium até 2025.

Até agora, porém, menos de 2 milhões de usuários aderiram ao programa e este continua a ser uma fonte de receitas marginal, com X ainda a gerar cerca de 90% do seu rendimento através de anúncios.

X esperava ainda que seu chatbot de IA “Grok” também atrairia mais pessoas a pagar por seu pacote Premium. Mas isso também não funcionou, e com o Meta oferecendo seu próprio chatbot de IA gratuitamente em seus aplicativos, não parece haver muito valor na oferta do próprio X.

Qual é provavelmente o motivo X disponibilizou Grok gratuitamente para todos os usuários no mês passadoessencialmente admitindo que isso não está aumentando a aceitação do X Premium (embora você ainda precise pagar para ter acesso ao conjunto completo de recursos do Grok).

Portanto, sem grandes atrativos para despertar mais interesse em suas ofertas de assinatura paga, X aparentemente está agora explorando outros caminhos, o que forçaria as pessoas a experimentar suas ferramentas Premium, ao mesmo tempo que geraria receitas adicionais.

Também funcionaria como um desincentivo para os vendedores de bots, mas os impactos no crescimento poderiam ser significativos, já que menos usuários optariam por experimentar o aplicativo.

E com o crescimento de X já estagnado (X tem 250 milhões de ativos diários desde novembro de 2022) e até diminuindo em algumas regiõesisso parece uma proposta arriscada.

Ainda assim, se X estiver realmente convencido de que o X Premium é uma proposta valiosa e comercializável, então talvez incentivar mais pessoas a experimentá-lo seja um caminho, não tanto para o crescimento do número de usuários, mas pelo menos para a expansão da receita.

E há sinais de que o X Premium tem algum fascínio, pelo menos em alguns contextos.

Na preparação para o Natal, X ofereceu grandes descontos no X Premiumo que levou a um aumento significativo na adesão.

X Acesso Premium

Mais pessoas usando seus elementos complementares poderiam ajudar a oferta a ganhar impulso. Embora, ao mesmo tempo, o tom central inicial da oferta, ao obter sua própria marca de seleção, agora seja virtualmente sem sentido, já que a marca azul não representa mais notoriedade ou importância.

Talvez os outros elementos sejam suficientes para conquistar mais usuários se eles forem forçados a experimentá-los, e talvez o X acabe tentando fazer com que todos paguem para usar o aplicativo.

Muitas pessoas simplesmente desligariam, mas talvez X precisasse apenas de uma fração de seu público para torná-lo um movimento positivo em dinheiro.

De qualquer forma, X ainda está decidindo o que fazer para ganhar dinheiro, já que os anunciantes continuam cautelosos com o aplicativo.

Fonte