Pular para o conteúdo

X suspende as contas na Turquia após solicitações de remoção do governo

X de Elon Musk continua a tomar um abordagem desigual para solicitações de remoção do governocom a plataforma suspendendo várias contas pertencente a figuras da oposição na Turquiacomo o governo turco procura reprimir a agitação.

O recente Prisão do prefeito de Istambul Ekrem İmamoğluque é considerado o principal rival político do presidente turco Tayyip Erdoğan, provocou uma série de ações de protesto em todo o país, com o governo turco agora procurando reprimir a agitação, reduzindo a capacidade de manifestantes ampliarem suas mensagens.

Que inclui sua capacidade de promover suas opiniões sobre x.

Conforme relatado por Politico:

““A maioria das contas suspensas eram ‘contas ativistas associadas à universidade, basicamente compartilhando informações de protesto, locais para os alunos irem’, você pode, coordenador e analista no Programa do Oriente Médio do Wilson Centerdisse ao Politico. Muitos desses relatos são “ativistas de base” com seus seguidores nas dezenas baixas de milhares, disse Can.

A conformidade de X com o pedido do governo turco não é uma grande surpresa, já que X já acionou solicitações semelhantes de funcionários turcos.

Em maio de 2023, x restrito Acesso a uma série de postagens de usuários turcos, a pedido do governo turco, atraindo críticas de ativistas da liberdade de expressão que viam isso como uma censura aberta às críticas do governo antes das eleições locais.

Musk defendeu a ação na época, dizendo isso:

“A opção é que o Twitter estrangulou na íntegra ou limite o acesso a alguns tweets.”

Em outubro passado, X bloqueou várias organizações de notícias turcasapós uma solicitação das autoridades locais, embora X tenha declarado que se opôs à solicitação e buscaria ações legais em nome dos usuários turcos.

De certa forma, a defesa de Musk aqui é razoável, pois x ou agia essas ordens ou enfrenta uma proibição na região.

Mas, novamente, essa censura voa diante do tão saboroso ethos de “liberdade de expressão” de Musk, enquanto X também tomou medidas mais difíceis para se opor a solicitações semelhantes em outras nações.

No ano passado, por exemplo, X foi banido temporariamente no Brasil Por se recusar a cumprir uma ordem judicial semelhante, com Musk também aproveitando a oportunidade para criticar as autoridades brasileiras, a quem ele alegou repetidamente se opor à liberdade de expressão.

Mesmo na semana passada, x lançou ação legal contra as autoridades indianas em outro caso de censura local percebida.

No entanto, não está recuando novamente na Turquia, embora esses pedidos possam ter um impacto direto na democracia turca.

Então, por que a variação na abordagem?

Uma vez que a consideração pode ser que o próprio Elon tem um bom relacionamento presidente turco Erdogancom Erdogan também procurando construir uma nova fábrica da Tesla na Turquia e estabelecer acordos de distribuição local para projetos XAI e Starlink.

Então, talvez, é menos provável que Musk recupere as regiões onde seus outros projetos de negócios possam ser impactados. Mas, novamente, Tesla e Starlink também são Procurando expandir na Índiae o governo indiano é conhecido por impor restrições às empresas com base na não conformidade.

Como tal, a ação legal recentemente lançada na Índia parece um grande risco para os planos de expansão de negócios mais amplos da Musk, e também pode ser que Musk e Co. não querem compor esse risco ao danificar seu relacionamento com Erdogan e o governo turco.

Mas mais uma vez destaca a abordagem variável que X adotou para essas solicitações, o que levanta questões sobre sua dedicação à “liberdade de expressão” e aos parâmetros dentro de como X define isso.



Fonte