Pular para o conteúdo

Taças e surpresas marcam o Oeste Paulista nos estaduais e embalam início dos nacionais

Boa parte da lista segue sem muito tempo para festejar ou lamentar, uma vez que o Campeonato Brasileiro se aproxima com suas quatro divisões Prudentino Fabiano foi autor da assistência do gol do título do Ceará
O tempo é curto para muitas celebrações ou murmurações, dependendo de cada caso, só que acaba sendo suficiente para fazer um balanço voltado à participação dos nomes ligados ao Oeste Paulista nos estaduais. Agora, que venham as quatro divisões do Brasileirão.
+ Nomes regionais conhecem caminhos na Libertadores e Sula
A parte das taças enumera conquistas do Sul ao Nordeste. A lateral-direita esteve bem representada em dose dupla – tanto no Ceará quanto em Santa Catarina. Além dos títulos, a lista de boas histórias agrega surpresas, também de uma ponta a outra do país.
Lateral Marcos Vinícius, de Emilianópolis, celebra o título do Avaí com a família
Instagram/Reprodução
Inevitavelmente, o balanço dos nomes do Oeste Paulista apresenta resultados finais menos agradáveis para alguns desses rostos conhecidos. Logo, a certeza é que se aproxima um cenário nacional com emoções de A a D – nas quatro divisões, também de norte a sul.
Micael
O zagueiro reforçou o Palmeiras desde o fim de fevereiro. Nesta quinta-feira (27), terminou vice-campeão paulista. Ele é nascido em Presidente Prudente, criado em Pirapozinho, onde tem familiares, mas despontou para o futebol em Araras. Aos 24 anos, passou por Atlético-MG e pelo futebol dos Estados Unidos antes do Verdão.
A estreia do Palmeiras no Brasileirão é no domingo (30). Logo de cara, terá pela frente o atual campeão nacional e da Libertadores, o Botafogo. As duas equipes travaram duelos pelo título nacional nos últimos dois anos. O Verdão levou a melhor em 2023.
Corinthians leva a melhor sobre o Palmeiras do prudentino Micael na decisão paulista
+ Guia do Brasileirão: ge analisa os 20 clubes
Ainda no Campeonato Paulista, a região prudentina foi representada pelo goleiro dracenense Caio Bolonhin. Ele fez parte do elenco do Velo Clube que escapou do rebaixamento e conquistou vaga na Série D de 2026. Na sequência desta temporada, o arqueiro defenderá o Galo Maringá no Paranaense da Segunda Divisão, o qual tem início no dia 13 de abril.
Campeão e vice no RJ
A final do Campeonato Carioca reuniu Flamengo e Fluminense. O Fla-Flu terminou com o título do Flamengo, que teve o goleiro Matheus Cunha, de Tupi Paulista, no banco. Do outro lado, estava o meio-campista Martinelli, criado em Presidente Epitácio.
No sábado (29), haverá o duelo entre tricolores carioca e cearense. O Fluminense visita o Fortaleza. No mesmo dia, o Flamengo recebe o Internacional, em sua estreia no Brasileirão.
🗓️ Tabela da Série A do Brasileirão
Matheus Cunha, de Tupi Paulista, campeão carioca pelo Flamengo em 2025
Instagram/Reprodução
Surpresa em SC
O técnico Ademir Fesan levou o Santa Catarina à semifinal estadual. O novato saiu de candidato ao rebaixamento a uma vaga na Série D de 2026. O time de Rio do Sul contou com a presença do atacante De Paula, outro ex-Grêmio Prudente.
Fesan é o técnico com mais jogos à frente do Carcará. Agora, o desafio será dirigir a Inter de Limeira na quarta divisão nacional. O time do interior paulista, que já conta com Leocovick, anunciou o meia Wallace e o volante Bruno Henrique. Os dois jogaram em Prudente na última A2 de São Paulo.
+ Fesan deixa SC valorizado e acredita em acesso do Grêmio em 2026
Ademir Fesan, novo técnico da Inter de Limeira
Divulgação Inter de Limeira
Ainda sobre a Série D nacional, outra equipe de São Paulo será treinada por um ex-gremista. E este, com uma passagem bem mais recente pelo clube. Sérgio Guedes comandará o Água Santa, de Diadema. Na A2, ele caiu com o Grêmio na primeira fase.
O Água Santa está no Grupo A6 da primeira fase. A abertura da competição está agendada para o fim de semana de 13 de abril. A estreia é em casa contra o Pouso Alegre (MG). A Inter de Limeira está no Grupo A7 e estreia fora de casa contra o Goiatuba (GO).
🗓️ Tabela da Série D do Brasileirão
Vices no Sul
Dois laterais-direitos nascidos no Oeste Paulista terminaram vice-campeões na Região Sul. No Gauchão, o Grêmio de João Pedro, de Presidente Bernardes, perdeu a decisão para o Internacional. O prudentino Gabriel Inocêncio fez parte do elenco da Chapecoense, derrotada na final catarinense diante do Avaí.
No Brasileirão, o Grêmio estreia no sábado (29), quando recebe o Atlético-MG. O Galo mineiro tem como diretor de futebol o ex-goleiro Victor Bagy, de Santo Anastácio. Em Minas, os atleticanos asseguraram o título. Sobre a Chape, a estreia na Série B está marcada para 5 de abril, contra o CRB (AL), em Maceió.
Sai, zica
Outra dupla da região espantou a “zica” anterior na lateral-direita. O prudentino Fabiano Souza deu assistência no título do Ceará sobre o Fortaleza, logo após ele completar 25 anos (em 14 de março). A conquista marcou o retorno do ala ao futebol brasileiro.
No mesmo embalo, teve festa ao lado da família em Florianópolis. O título do Avaí diante da Chapecoense em Santa Catarina implicou muitas polêmicas, mas também a festa de Marcos Vinícius, natural de Emilianópolis. Na Série B do Brasileiro, o Avaí estreia em casa contra o Novorizontino.
🗓️ Tabela da Série B do Brasileirão
Fabiano Souza, de Presidente Prudente, com a taça do Ceará, campeão estadual
Instagram/Reprodução
Vice e surpresa no Nordeste
A final do Campeonato Baiano acabou com a festa do Bahia, treinado por Rogério Ceni. Do outro lado, estava o meio-campista Willian Oliveira, natural de Junqueirópolis. O volante ajudou o Vitória a escapar do rebaixamento na última Série A. A estreia neste ano é fora de casa, frente ao Juventude.
Um pouco mais acima no mapa, o Campeonato Potiguar está sendo decidido entre os dois times mais tradicionais do estado: ABC e América. O ABC eliminou na semi o Laguna. O “primeiro time vegano do Brasil” tinha no elenco o goleiro prudentino Dã Moroni. Em 2026, o clube tem vaga garantida na Série D.
Em aberto
Rostos conhecidos do torcedor do Grêmio Prudente ainda estão em busca da taça. Em Goiás, o atacante Neto Acará retorna de lesão e vê seu time atual, o Anápolis, em vantagem na decisão contra o Vila Nova. A ida, em casa, teve vitória por 2 a 0. A volta será neste domingo, em Goiânia. A estreia na Série C é contra o CSA (AL), fora de casa. A terceira divisão nacional começa no fim de semana de 13 de abril.
+ Volta ao país tira Neto da Liberta, mas possibilita nova história feliz
Neto Acará, ex-Grêmio Prudente, no Anápolis
Vinícius Canuto
Maringá e Operário empataram por 2 a 2, em Maringá, a primeira partida decisiva do Paranaense. Rodrigo, ex-Grêmio Prudente, estava suspenso e deve retornar ao meio-campo maringaense no sábado, em Ponta Grossa. O atacante Maranhão, outro ex-gremista, vem sendo titular na campanha. Na Série C nacional, a estreia é em Campinas, diante do Guarani.
🗓️ Tabela da Série C do Brasileirão
Também em aberto, estão outras duas decisões. O Amazonas conta com o atacante Luquinha, ex-Grêmio Prudente e de Álvares Machado, e se garantiu na decisão estadual por ter levado o primeiro turno. O Amazonense está com o segundo turno em andamento. Na Série B, a estreia será contra o Goiás, na condição de visitante.
A decisão do Paraibano põe frente a frente Sousa e Botafogo. O Belo tem no elenco o meio-campista Antônio Falcão, ex-São Paulo e natural de Panorama. A equipe do interior aproveitou o fator casa e venceu a partida de ida por 1 a 0. O duelo de volta é neste domingo.
Quedas em mata-mata
Fechando o balanço dos estaduais, pelo menos dois nomes formados no Oeste Paulista chegaram ao mata-mata. O volante Paulo Vitor, de Junqueirópolis, deixou o Atlético-MG e reforçou o Criciúma. A equipe não conseguiu avançar à semifinal catarinense. Na Série B, a estreia será contra o Operário – finalista no Paraná – em casa. Paulo Vitor sofreu grave lesão e deve ficar fora até a reta final do ano.
Paulo Vitor deve desfalcar o Criciúma até o fim da temporada
Celso da Luz / Assessoria de imprensa C.E.C.
No Mato Grosso do Sul, o goleiro prudentino Bruno Henrique, ex-São Bento, defendeu o Águia Negra em mais um estadual. Na semifinal, o time de Rio Brilhante caiu diante do Ivinhema. A decisão será contra o tradicional Operário, único representante do estado em uma divisão nacional, no caso a Série D, por ter vencido a edição do ano passado do Sul-Mato-Grossense.
🗞️ O ge.globo/tvfronteira traz as notícias do esporte regional